Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

L

Lançador

No mercado de opções, aquele que vende uma opção, assumindo a obrigação de, se o titular exercer, vender ou comprar o lote de ações-objeto a que se refere.

Lance

Preço oferecido em pregão para a compra ou venda de um lote de títulos, através de representantes das sociedades corretoras.

Leasing

Operação financeira, mediante contrato, em que uma pessoa física ou jurídica usufrui dos bens de uma empresa (máquina, carro, etc.) por tempo limitado, em troca de pagamento de prestações. Ao término do contrato, é dada a opção de compra do bem por um valor previamente estabelecido.A grande vantagem do leasing é a não imobilização de capital, sobretudo nos casos em que o valor do bem é muito alto e que terá utilização limitada.

Lei anti-truste

Conjunto de leis promulgadas nos Estados Unidos para restringir a ação monopolista de grandes empresas.

Lei das Diretrizes Orçamentárias

Lei que estabelece as regras da elaboração do OGU. Define, por exemplo, qual o percentual que será gasto com investimentos, ou como os recursos serão distribuídos pelos vários estados e municípios. A LDO é aprovada pelo Congresso no primeiro semestre do

Leilão especial

Sessão de negociação em pregão, em dia e hora determinados pela bolsa de valores em que se realizará a operação.

Leilão primário

É a venda de títulos públicos, com publicação de edital, para todo o mercado. é também chamado de leilão formal.

Leilão secundário

Pode ser chamado de leilão informal. É a venda de títulos apenas para algumas instituições financeiras, que depois podem repassar a outras.

Letra de Câmbio (LC)

Tipo de título negociável no mercado. Consiste numa ordem de pagamento em que uma pessoa ordena que uma segunda pessoa pague determinado valor para um terceira. Deve trazer, de forma explícita, o valor do pagamento, a data e o local para efetuá-lo.

Letra do Banco Central (LBC)

Título pós fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.

Letra do Tesouro Nacional (LTN)

Letra do Tesouro Nacional. É equivalente ao BBC-Bônus do BACEN. Tem juros prefixados e prazo máximo de 28 dias. Serve para cobertura de déficit orçamentário do Governo.

Letra Financeira do Tesouro do Estado de ? (LFTE...)

Título público pós fixado emitido por um governo estadual. Por mais solvente que seja o governo estadual, é bom lembrar que, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.

Letra Financeira do Tesouro do Município de ? (LFTM?)

Título público pós fixado emitido por um município. Por mais solvente que seja o município, pelo simples fato de não ser um título do governo federal, apresenta um risco de crédito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores.

Letra Financeira do Tesouro Nacional (LFTN)

Título emitido pelo Tesouro Nacional, é um papel pós fixado que tem sua rentabilidade ligada à taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorverá imediatamente o novo patamar de juros.

Letra Hipotecária

Títulos emitidos pelas instituições financeiras autorizadas a conceder crédito hipotecários. São emitidas com juros fixos e flutuantes e no prazo mínimo de 180 dias, e o prazo máximo é o do vencimento dos créditos hipotecários caucionados em garantia. A garantia respectiva é a caução de créditos hipotecários de que sejam titulares, garantidos por primeira hipoteca.

Letra Imobiliária

Título emitido por sociedades de crédito imobiliário, destinado à captação de recursos para o financiamento de construtores e adquirentes de imóveis.

Lettter of credit (LC)

Carta de Crédito. Documento de crédito negociável pelo qual se outorga crédito em moeda a uma pessoa ou empresa.

Leverage

É a relação entre dívida e patrimônio líquido dentro da estrutura de capital de uma empresa. Quanto maior for a dívida de longo prazo, maior será o leverage financeiro. Os acionistas beneficiam-se do leverage financeiro já que o retorno sobre os fundos tomados excede o custo dos interesses, aumentando o valor de mercado das ações.

Leveraged Buyout (LBO)

É o negócio em que um grupo de investidores que pode incluir os administradores da empresa em questão, assume seu controle acionário utilizando empréstimos e usando a própria empresa como garantia.

LIBOR

London Interbank Ordinary Rate (LIBOR), identifica a Taxa Oferecida Interbancária de Londres. Esta taxa é utilizada pelos mais prestigiosos bancos internacionais quando negociam empréstimos elevados nominados em Eurodólares. Ela serve também como base para outros empréstimos em Eurodólares de grande magnitude dirigidos a grandes companhias ou governos soberanos.

Liquidação

É o processo final de uma operação de compra e venda de ações, realizada nas bolsas de valores. Ocorre quando o comprador paga o preço acertado na operação e o vendedor deposita as ações objeto da venda realizada.

Liquidação integral

Acontece quando se realiza uma antecipação de liquidação no mercado a termo, de forma que o comprador, apesar de antecipar o pagamento do contrato, o fará pelo valor final.

Liquidação pro rata

Liquidação antecipada de uma operação no mercado a termo, de forma que o comprador, ao efetuar o pagamento, o fará pelo valor presente do contrato, ou seja, descontará os dias que faltarem para o vencimento. Obtém-se, assim, um desconto pela antecipação da liquidação, de forma proporcional a duração do contrato.

Liquidez

É a possibilidade que um investimento tem de ser reconvertido em dinheiro com mais facilidade e baixo custo. Pode-se dizer que o grau de liquidez de um ativo é a sua capacidade de se transformar em dinheiro sem perder seu valor, ou seja, quanto mais fácil for a conversão em dinheiro menor a perda de valor nessa conversão.

Lock out

Dispensa temporária pelos empregadores de seus empregados com o fito de impor-lhes condições de trabalho ou em represália a algum fato prejudicial à operação normal da empresa

Lote

Quantidade de títulos de características idênticas.

Lote padrão

Lote de títulos de características idênticas e em quantidade pré-fixada pela bolsa de valores.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos