O

Oferta de direitos

Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente do mercado, e dentro de um prazo relativamente curto.

Oferta pública de compra

Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita a interferência.

On sale

À venda. OPEC - Abreviatura da sigla ORGANIZATION OF PETROLEUM EXPORTING COUNTRIES - Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Opção

Contrato que envolve o estabelecimento de direitos e obrigações sobre determinados títulos, com prazo e condições preestabelecidos.

Opção coberta

Quando há o depósito, junto a uma bolsa de valores, das ações objeto de uma Opção

Opção de compra de ações

Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, adquirir do lançador um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, durante o prazo de vigência da opção.

Opção de venda de ações

Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, vender ao lançador um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, na data de vencimento da opção.

Opções sobre o Índice Bovespa - OIB

Opções sobre o Índice Bovespa (OIB), proporcionam a seus possuidores o direito de comprar ou vender um índice Bovespa até (ou em) determinada data. Tanto o prêmio como o preço do exercício dessas opções são expressos em pontos do índice, cujo valor econômico é determinado pela BOVESPA.

Open account

Pagar em conta corrente. O comprador não está obrigado a pagar a uma data fixa, mas sim à sua conveniência. Isto ocasiona incidentes quando o vendedor mobilizar seu crédito por meio de uma letra de câmbio.

Open market

No sentido amplo, é qualquer mercado sem local físico determinado e com livre acesso à negociação. No Brasil, porém, tal denominação se aplica ao conjunto de transações realizadas com títulos de renda fixa, de emissão pública e privada.

Operação caixa

Operação através da qual um investidor vende a vista um lote possuído de ações e o recompra, no mesmo pregão, em um dos mercados a prazo. O custo do financiamento é dado pela diferença entre os preços de compra e venda.

Operação de financiamento

Consiste na compra a vista de um lote de ações e sua venda imediata em um dos mercados a prazo. A diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo do financiamento.

Operador CATS

Representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações e/ou opções, através do sistema CATS Bovespa.

Operador de pregão

Representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações no pregão de uma bolsa de valores.

Operador de sistema eletrônico

Representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações e/ou opções, pelo sistema de pregão eletrônico da Bovespa.

Ordem

Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora, para a execução de compra ou venda de valores mobiliários.

Ordem a mercado

Quando só há uma especificação da quantidade e das características de um valor mobiliário. Deve ser efetuada desde o seu recebimento no pregão.

Ordem administrada

O investidor especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. A execução da ordem ficará a critério da corretora.

Ordem casada

Composta por uma ordem de compra e uma outra de venda de um determinado valor mobiliário. Sua efetivação só se dará quando ambas puderem ser executadas.

Ordem de financiamento

Constituída por uma ordem de compra (ou venda) de um valor mobiliário em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda (ou compra) de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado, com prazo de vencimentos distintos.

Ordem de pagamento

Qualquer documento escritural em que uma pessoa autoriza outra a receber pagamento de uma terceira. Nesse contexto, as ordens de pagamento mais comuns são o próprio papel moeda e o cheque.

Ordem discricionária

Pessoa física ou jurídica que administra carteira de títulos e valores mobiliários ou um representante de mais de um cliente estabelecem as condições de execução da ordem. Após executada, o ordenante irá indicar: 1) o nome do(s) investidor(es); 2) quantidade de títulos e/ou valores mobiliários a ser atribuída a cada um deles; 3) preço.

Ordem firme

Instrução dada a corretores, com determinação de preços e condições de venda, para negócios que estão sendo realizados nas bolsas de valores ou de mercadorias.

Ordem limitada

Aquela que deve ser executada por um preço igual ou melhor do que especificado pelo comitente.

Ordem on-stop

O investidor determina o preço pelo qual a ordem deve ser executada: 1) ordem on-stop de compra ? executada quando, em uma alta de preços, ocorrer um negócio a preço igual ou maior que o preço determinado; 2) ordem on-stop de venda ? será executada quando, em uma baixa de preços, ocorrer um negócio a um preço igual ou menor que o preço determinado.

Oscilação

Variação (positiva ou negativa) verificada no preço de um mesmo ativo em um determinado período de tempo.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos