Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

P

Pallet

Estrado para acondicionamento da carga. Bandeja de carga.

Paraísos fiscais

Pequenos Estados que cobram impostos muito baixos ou não os cobram. Como exemplos podemos citar : Hong Kong, Bahamas, Luxemburgo, Suiça e Panamá.

Paridade

A paridade revela a situação de se encontrarem duas moedas em condição de igualdade, ou tendo valores que se equivalem.

Passivo

Total das dívidas e obrigações de uma empresa. Opõe-se a ativo, que representa o total de bens da empresa.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido de uma empresa é o total do Ativo menos suas obrigações com terceiros (dívidas de curto e longo prazos).

Pay-Out

Lucro Líquido distribuído/Lucro Líquido Total. Indica o porcentual do lucro líquido que foi distribuído aos acionistas.Deve-se tomar cuidado com esse indicador, altos pay-out podem indicar que a empresa não confia no próprio negócio.

PEA

População Economicamente Ativa. O contingente de trabalhadores brasileiros com carteira assinada, em torno de 45 milhões de pessoas. É a base de cálculo da taxa de desemprego medida pelo IBGE.

Performance bond

Garantia de boa execução. Esta garantia é dada geralmente por um banco ou Companhia de Seguro. Nos Estados Unidos, por companhias de seguros especializadas, chamadas Bonding Companies.

Permissionária

Sociedade corretora especialmente admitida no pregão de uma bolsa de valores da qual não possui título patrimonial.

Pessoa jurídica

Qualquer instutuição (empresa, sociedade, corporação, etc.) que se personaliza e individualiza, distinguindo-se das pessoas físicas que a formam.

PGBL

Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL), é mais uma opção para incrementar a aposentadoria que oferece ao contribuinte três modalidades de investimento com níveis de riscos distintos. O plano soberano visa a aplicação em títulos públicos federais. O plano renda fixa, além dos títulos públicos, compra outros ativos de renda fixa. Finalmente, o plano composto segue moldes semelhantes ao do anterior, mas permite investir até 49% dos recursos em renda variável. Permite o abatimento das aplicações no limite de até 12% da renda bruta annual na declaração de ajuste do Imposto de Renda.

PIB per capita

É o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) dividido pelo número de habitantes. É importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o dos habitantes do país, pois é essa relação que determina se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. O PIB pode subir enquanto o PIB per capita diminui. Isso ocorre se a população cresce mais do que a produção num determinado ano, mostrando que, na média, a população empobreceu. É necessário lembrar que o PIB per capita é apenas uma média indicativa: a distribuição desse ganho ou perda se dá de forma desigual, e esse efeito não pode ser registrado neste indicador.

PIS

Programa de Integração Social. Imposto administrado pela Secretaria da Receita Federal. Alíquota de 0,65% sobre a receita bruta. Para as empresa optantes do SIMPLES não será cobrado.

Política Econômica

É também conhecida como Economia Normativa. São as ações práticas do governo, com a finalidade de condicionar, balizar e conduzir o sistema econômico, no sentido de que sejam alcançados um ou mais objetivos econômicos, politicamente estabelecidos. Aplica,

Política Fiscal

Conjunto de medidas adotadas pelo Governo, dentro do orçamento do Estado, que visam obter as rendas indispensáveis à satisfação das despesas públicas.

Política Monetária

Conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando adequar os meios de pagamento disponíveis às necessidades da economia do país, bem como, controlar da quantidade de dinheiro em circulação no mercado e que permite definir as taxas de juros.

Pool

Acordo ou reunião de empresas ou pessoas para executar uma tarefa.

Portfólio

Uma carteira de ativos mantidos pelo gestor dos fundos que pode incluir ações, títulos...

Pós-fixada

Utilizada para condições de investimentos sendo os valores do rendimento reconhecidos na época do vencimento das aplicações.

Poupança

Parcela da renda não utilizada para consumo.

Prazo de carência

É o lapso de tempo dentro do qual um investidor não pode retirar os benefícios auferidos, bem como num contrato o devedor não começa a pagar, suspendendo-se sua obrigação até o término do prazo de carência.

Prazo de subscrição

Prazo fixado por uma sociedade anônima para que o acionista exerça seu direito de preferência na subscrição de ações de sua emissão.

Precatórios

São dívidas dos governos Federal, Estaduais e Municipais originadas por decisões da justiça. A Constituição permite apenas a emissão de títulos por Estado e Municípios para pagar precatórios anteriores a 1988.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos