IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aprenda a seguir ações que pagam bons lucros na Bolsa

Epaminondas Neto

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 06h00

Ações de empresas que pagam bons dividendos constam de um índice preparado pela Bovespa, chamado de IDIV, que seleciona as empresas reconhecidamente boas pagadoras de dividendos. Esse índice reúne 40 ações e, neste ano, até o último dia 13, acumula uma valorização de 16%, ante 4,5% do índice geral da Bolsa de Valores (o mais divulgado pela imprensa).

Esse indicador leva em conta também o volume de negócios de cada ação: os papéis mais movimentados, em geral, têm o maior peso na composição. Corretoras de valores, por sua vez, costumam priorizar outros fatores, como um potencial de rendimento maior, ou mesmo a valorização prevista para o preço da ação.

O índice da Bolsa, no entanto, ajuda a escolher ações fáceis de negociar (porque têm um alto volume de negócios) e que combinam uma prática de distribuição de dividendos favorável ao investidor.

As ações preferenciais e ordinárias da Vale, a ação ordinária da BM&FBovespa, a ação ordinária do Banco do Brasil, a ação ordinária da Cielo, a ação ordinária da Ambev, a “unit” (certificado de ações) do grupo Santander, a ação preferencial da Cemig e a ação preferencial da Telefônica ocupam as dez primeiras posições no Índice de Dividendos da BM&FBovespa. Essa "carteira" de ações é revista a cada quatro meses: em janeiro, a Bolsa deve estrear uma nova composição desse indicador.