IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Concentrar aplicações pode trazer descontos e mais renda

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 06h00

Para saber onde investir o seu dinheiro agora, o UOL ouviu quatro especialistas em finanças pessoais. Veja abaixo o que diz Luiz Roberto Calado, economista e vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças):

"A poupança está rendendo pouco depois que as regras mudaram. Por isso, os investidores têm que procurar produtos novos e mais gente está investindo em fundos.

Nesse quesito, há muitas opções. Um setor que evoluiu muito foi o dos fundos imobiliários, que agora concentra mais de 100 opções. É um segmento interessante, pois abriga muita gente que gosta de ter a segurança de investir em imóveis, mas que não tem o dinheiro necessário para comprar o imóvel em si.

O fundo permite comprar um pedaço do imóvel. E a novidade é que agora já existem fundos que aplicam em fundos imobiliários. Ou seja, eu não preciso mais escolher o fundo que investe no shopping ou o fundo que investe em escritórios comerciais. Eu posso investir num fundo que investe em fundos imobiliários e faz essa seleção para mim.

A vantagem do fundo do investimento imobiliário para pessoa física é que sobre este investimento não incide Imposto de Renda sobre os rendimentos de aluguel, desde que o fundo cumpra algumas condições que quase todos cumprem. No entanto, como o fundo imobiliário também é cotado em Bolsa, sobre o ganho de capital há incidência de IR.

Uma dica para obter uma rentabilidade maior nos investimentos é concentrar os produtos num único setor. Assim, pessoas que mantém aplicações em CDBs, fundos de renda fixa, fundos DI, por exemplo, podem concentrar os investimentos em um único segmento para poder obter uma taxa de administração mais baixa ou um retorno mais elevado do seu investimento.

Como a inflação está alta, produtos indexados à inflação também podem ser interessantes, como os papéis NTN-B do Tesouro Direto.
Na Bolsa, há ações de empresas que pagam bons dividendos. E também há fundos de ações que pagam dividendos. Vale a pena pesquisar."