IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

"Maioria não tem conhecimento para ir além da poupança"

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 06h00

A queda dos juros no Brasil acabou com a facilidade de o investidor obter um bom retorno para seu investimento. Agora, para ganhar um pouco mais, os investidores terão de se arriscar mais.

Para saber onde investir o seu dinheiro agora, o UOL ouviu quatro especialistas em finanças pessoais. Veja abaixo o que diz Alcides Leite, professor de Mercado Financeiro da Trevisan Escola de Negócios:

"A verdade é que a grande maioria dos brasileiros não tem condições nem conhecimento financeiro para ficar ganhando dinheiro na margem diária (o especialista refere-se aos investidores que fazem operações de day-trade, que, por exemplo, vendem e compram ações várias vezes ao dia e lucram com estas operações). Essa não é a realidade da maioria. A maioria tem poucos recursos e conhecimento, e por isso eu ainda aconselho a poupança. Por quê? Porque não tem Imposto de Renda, não tem taxa de administração, é fácil, todo mundo pode ter. Aconselho para quem tem até uns R$ 50 mil.

Outra boa opção são os títulos do Tesouro Direto indexados à inflação (NTN-B). Gosto muito do Tesouro Direto por ter baixo custo de administração.

Já a Bolsa é um setor financeiro mais dependente do mercado internacional, por isso tem sofrido mais. A Europa ainda está muito ruim, mas os Estados Unidos estão começando a crescer e o dólar também, o que tende a equilibrar as contas externas brasileiras.

Daqui para a frente, acredito que a tendência é de os juros aumentarem e a inflação diminuir, o que deve melhorar um pouco a vida do investidor.

Agora os brasileiros estão começando a vivenciar o que o mundo inteiro já está acostumado: investidores com dificuldades imensas para garantir ganhos mínimos. Isso cria oportunidades para desenvolver novos investimentos como os fundos imobiliários, que agora estão começando a ter mais destaque. Mas o Brasil ainda tem muito poucos produtos financeiros: há que se criar muito mais. E a hora é agora."