IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Para ganhar dinheiro, vai ser preciso se interessar por economia

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 06h00

A queda dos juros no Brasil acabou com a facilidade de o investidor obter um bom retorno para seu investimento. Agora, para ganhar um pouco mais, os investidores terão de se arriscar mais.

Para saber onde investir o seu dinheiro agora, o UOL ouviu quatro especialistas em finanças pessoais. Veja abaixo o que diz Denise Estrella, economista e planejadora financeira pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros):

"Quando eu trabalho com o cliente levo em conta três aspectos: a rentabilidade, que geralmente é o que cliente procura; a liquidez [que é a facilidade de transformar o investimento em dinheiro] e a segurança. É muito difícil que a gente consiga o tempo todo as três coisas.

No trabalho de planejamento financeiro procuro colocar a maior parte do dinheiro em algo que tenha muita liquidez ainda que se abra mão da rentabilidade, já que ninguém está isento de passar por uma emergência na vida.

Por isso, a caderneta de poupança é interessante porque é um produto isento de Imposto de Renda e que oferece liquidez diária. Para os clientes que ainda têm dinheiro na caderneta com regras antigas, recomendo não mexer no produto.

Fundos DI com taxa de administração abaixo de 0,7% ao ano também podem valer a pena. Quanto menor a taxa de administração, melhor.

Um CDB pode ser interessante à medida que pague o mais próximo possível de 100% do CDI. Essa taxa, porém, só é paga para quem tem bastante dinheiro ou, para quem tem menos dinheiro, em bancos menores, com mais risco. Mas esse investimento é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

A verdade é que o investidor está sendo empurrado para o mundo do risco. Se quiser uma rentabilidade maior, terá de experimentar fundos multimercado ou de ações, que podem render mais, mas também têm muito mais risco, ou conhecer novos produtos como
Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), em que o dinheiro fica parado por mais tempo para que possa render o prometido.

As pessoas vão ter que se interessar mais pela economia para poder ter rentabilidade."