IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

8 dicas para se tornar seu próprio consultor de investimentos

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 06h00

Qualquer pessoa pode ser seu próprio consultor financeiro, basta ter disciplina e determinação. A afirmação é do diretor da Apogeo Investimentos, Paulo Bittencourt. Com os recursos de informação disponíveis pela internet e outros meios de comunicação, o próprio investidor pode se informar sobre a melhor opção de investimento para si.

Acostumado a receber pessoas que pedem sua orientação para investir seu dinheiro, Bittencourt afirma que a maior dificuldade das pessoas é aceitar a sua situação e entender qual é o tipo de risco que pode correr.

O executivo diz que as pessoas só vão se preocupar de verdade com sua situação financeira quando estão próximas da aposentadoria. Mas o trabalho de poupar deve começar desde cedo. "Quanto mais jovem, menor o esforço de acumular dinheiro", diz. "Já uma pessoa com mais de 55 anos deveria economizar metade do que ganha.”

A seguir, ele lista 8 passos para que qualquer pessoa possa colocar em ordem suas finanças. Uma das condições é saber o perfil de risco. Para descobrir isso, há várias opções. Bradesco, Itaú e Santander disponibilizam avaliações de perfil abertas a correntistas e não correntistas. O UOL também tem um avaliador de perfil.