IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Seguros e planejamento financeiro são indicados para quem está com 30 anos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 17h58

O maior patrimônio para quem está na faixa de 30 a 40 anos de idade é a capacidade produtiva. Por isso é importante fazer um seguro de vida, para garantir segurança aos dependentes, já que é também nessa fase em que as pessoas se casam e têm filhos.

A avaliação é do planejador financeiro Valter Police, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), O UOL ouviu Police e Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) e da DSOP Educação Financeira, para saber como direcionar os esforços no planejamento financeiro para cada faixa etária.

Veja, a seguir, mais conselhos dos dois especialistas para a faixa dos 30 aos 40 anos:

Seguros que garantam o patrimônio também são importantes, como seguro saúde, casa e carro. A chegada das crianças obriga a revisar todo o orçamento.

Domingos aconselha a conversar com o parceiro para acertar o orçamento de forma a manter a poupança para a aposentadoria e a reserva de emergência e não comprometer mais de 25% da renda com prestações.

Segundo ele, a família deve revisar quatro passos periodicamente:

1) Acompanhar todos os gastos por 30 dias;

2) Estabelecer os sonhos de curto (até 1 ano), médio (de 1 a 10 anos) e longo prazo (acima de 10 anos);

3) Manter o orçamento, priorizando a realização desses sonhos, sem despesas que afetem isso;

4) Poupar parte da renda. "Se ganha 5, gasta 4 e guarda 1, por exemplo", diz Domingos.

Police afirma que, com o aumento da renda, a família deve aumentar também proporcionalmente sua contribuição para a aposentadoria.