IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aos 50 anos, é hora de organizar as finanças para a aposentadoria

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 06h00

Entre 50 e 60 anos de idade, a pessoa deve destinar o máximo possível da renda para a poupança da aposentadoria. Nesta fase, embora o profissional tenha grande experiência, as oportunidades de trabalho diminuem muito. Se a renda da aposentadoria não for suficiente para viver, é preciso procurar uma segunda profissão ou outra alternativa de renda.

Essas são algumas das dicas para se planejar e ter uma aposentadoria confortável, segundo especialistas. O UOL ouviu Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) e da DSOP Educação Financeira, e o planejador financeiro Valter Police, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), para saber como direcionar os esforços no planejamento financeiro para cada faixa etária.

Veja, a seguir, mais conselhos dos dois especialistas para a faixa dos 50 aos 60 anos:

É hora de pensar em como vai viver após a aposentadoria. É necessário cortar os custos para se adaptar a uma nova realidade? Morar num lugar com mais baixo custo? Trocar a casa por outra mais barata? Mudar de cidade? É mais fácil fazer isso de forma planejada do que depois por necessidade, lembram os consultores.

A saída dos filhos de casa diminui um custo, mas por outro lado há mais gastos com saúde.

"Nessa fase, que é o último passo antes da aposentadoria, é hora de decidir como usar os recursos acumulados: se vai comprar um imóvel para alugar, como vai usar o plano de previdência", diz Valter Police.

Não é hora de começar a investir numa previdência privada, pois há pouco tempo para acumulação e para usufruir de benefícios tributários. Os investimentos devem ser direcionados para aplicações seguras, com baixo risco.

Police lembra que é prudente preparar a sucessão do patrimônio da família em vida para evitar gastos com impostos no futuro.