IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aos 40 anos, a renda cresce, e a poupança deve aumentar também

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 06h00

Quem está na faixa de 40 a 50 anos de idade  vive uma fase em que a renda normalmente atinge o ápice. Por isso, se já está acumulando um pé-de-meia para a aposentadoria, deve aumentar o valor investido por mês.

Essa é uma dicas para se planejar e ter uma aposentadoria confortável, segundo especialistas. O UOL ouviu Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) e da DSOP Educação Financeira, e o planejador financeiro Valter Police, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), para saber como direcionar os esforços no planejamento financeiro para cada faixa etária.

Veja, a seguir, os conselhos dos dois especialistas para a faixa dos 40 aos 50 anos:

Nessa idade, o ideal é destinar cerca de 30% da renda para a aposentadoria.

Se a pessoa não se preparou para uma aposentadoria sustentável, em que o valor do patrimônio acumulado permite complementar a renda da aposentadoria do INSS, é hora de fazer os ajustes, pois não há mais tempo a perder, afirma Reinaldo Domingos.

Deverá sacrificar seu padrão de vida para formar a poupança, sabendo que terá de esticar sua fase produtiva e que provavelmente não terá, ao se aposentar, um padrão de vida tão alto quanto imaginava.

É preciso fazer uma revisão nos investimentos, para diminuir a exposição ao risco. "Aos 30 anos, é possível consertar um erro de investimento. Mas próximo dos 50 anos, fica difícil reverter o rumo de um investimento arriscado, como a criação de avestruz do cunhado", diz Valter Police.