IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tabela mostra se vale a pena pagar anuidade da escola de seu filho à vista

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 06h00

Na hora de fazer a matrícula escolar de seu filho, a escola informa o valor da anuidade/semestralidade, e normalmente oferece um desconto para pagamento à vista. Vale a pena resgatar o dinheiro de suas aplicações para pagar o valor à vista?

A resposta é: depende do desconto oferecido, da rentabilidade de seus investimentos e do motivo para o qual o dinheiro está aplicado.

Segundo Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), se o dinheiro estiver destinado a uma reserva para pagar outros compromissos, não deve ser utilizado. Se o desconto for baixo demais, também não.

Desconto deve ser atraente para justificar retirada da aplicação

Para o autor da tabela comparativa, Rodrigo Celoto, ex-professor de Finanças da Fipecafi e do Insper (ex-Ibmec) e sócio da Glugma Tecnologia de Gestão, se a família tiver dinheiro e a escola conceder um desconto que compense, vale a pena pagar à vista.

Para Miguel Oliveira, o ideal é que o pai pleiteie descontos entre 5% e 10%, que são equivalentes a taxas de 0,80% e 1,66% ao mês.

"Se obtiver esse nível de descontos, vale a pena resgatar recursos e antecipar o pagamento das mensalidades escolares", diz.

A tabela abaixo mostra se o desconto para pagamento à vista vale a pena. Na coluna da esquerda, está o desconto oferecido pela escola. A coluna da direita mostra os rendimentos mensais de aplicações financeiras. Se o desconto da escola for de 4%, só vale pagar à vista se sua aplicação render até 0,63% ao mês. Se render mais, não vale.

Se o desconto for de 10%, vale pagar à vista se sua aplicação rende até 1,66%. Se render mais que isso, não vale sacar o dinheiro. Veja outros exemplos na tabela. 

As porcentagens foram calculadas segundo uma média chamada taxa interna de retorno. Para avaliar quanto rende a aplicação, verifique nos extratos enviados pela instituição financeira