IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Metade do 13º salário cai na próxima sexta; veja 6 dicas para usar bem

Daniel Neri/ UOL
Imagem: Daniel Neri/ UOL

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 06h00

A primeira parcela do 13º salário será paga até a próxima sexta-feira (28) para quem não pediu adiantamento durante as férias. O que fazer com esse dinheiro: pagar dívidas, fazer compras de Natal, investir ou guardar para as despesas de janeiro? 

Para Thiago Alvarez, do GuiaBolso.com, o melhor destino é livrar-se das dívidas. "O primeiro ponto a ser considerado nessa decisão é se você tem ou não tem dívidas. Se tiver, não precisa pensar duas vezes: a prioridade deve ser quitá-las – ou, se não for possível, pelo menos reduzi-las", afirma.

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, diz que, se não for possível quitar as dívidas, é aconselhável renegociá-las a juros que não ultrapassem os 2,5% ao mês.

Para quem não tem dívidas, a dica é reservar uma parte do abono para as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.

Também pode poupar uma parte afirma o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato.

Quem paga Imposto de Renda pode usar o dinheiro para aumentar a restituição ou diminuir o imposto a pagar, investindo num plano de previdência privada do tipo PGBL. Esse plano permite deduzir até 12% dos rendimentos tributáveis na declaração.

Outra opção fazer compras de Natal à vista, pechinchando descontos, diz Pagliato.

Pela lei, o pagamento da primeira parcela deve ser feito até o 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. Como neste ano o dia 30 cai num domingo e o dia 20 em um sábado, os pagamentos devem ser realizados até o último dia útil antes da data limite.

Veja, a seguir, dicas de especialistas para o 13º salário: