IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Metade do 13º salário cai hoje; pague dívidas e, se sobrar, poupe um pouco

Daniel Neri/ UOL
Imagem: Daniel Neri/ UOL

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 06h00

A primeira parcela do 13º salário tem de ser paga nesta sexta-feira (28) para quem não pediu adiantamento durante as férias. Especialistas recomendam dar prioridade para quitar ou reduzir dívidas, depois fazer algumas compras de Natal e ainda tentar poupar um pouco. 

Para Thiago Alvarez, do GuiaBolso.com, "a prioridade deve ser quitar dívidas ou pelo menos reduzi-las".

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, diz que, na renegociação de dívidas, o ideal é que os juros não passem de 2,5% ao mês.

Os especialistas também recomendam reservar uma parte do 13º  para as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.

A pessoa também pode poupar uma parte afirma o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato.

Quem paga Imposto de Renda pode usar o dinheiro para aumentar a restituição ou diminuir o imposto a pagar, investindo num plano de previdência privada do tipo PGBL.

Pela lei, o pagamento da primeira parcela deve ser feito até o 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. Como neste ano o dia 30 cai num domingo e o dia 20 em um sábado, os pagamentos devem ser realizados até o último dia útil antes da data limite.