IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Segunda parcela do 13º salário cai nesta 6ª; o que fazer com o dinheiro?

Daniel Neri/ UOL
Imagem: Daniel Neri/ UOL

Sophia Camargo

Do UOL

18/12/2014 06h00

A segunda e última parcela do 13º salário para os trabalhadores com carteira assinada tem de ser paga até esta sexta-feira (19). Especialistas recomendam dar prioridade para quitar ou reduzir dívidas, depois fazer algumas compras de Natal e ainda tentar poupar um pouco. 

Para Thiago Alvarez, do GuiaBolso.com, "a prioridade deve ser quitar dívidas ou pelo menos reduzi-las".

Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira, diz que, na renegociação de dívidas, o ideal é que os juros não passem de 2,5% ao mês.

Os especialistas também recomendam reservar uma parte do 13º para as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.

A pessoa também pode poupar uma parte afirma o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato.

Quem paga Imposto de Renda pode usar o dinheiro para aumentar a restituição ou diminuir o imposto a pagar, investindo num plano de previdência privada do tipo PGBL.

A primeira parcela foi paga em 28 de novembro. Pela lei, a segunda tem de ser paga até 20 de dezembro, mas, como é sábado, o pagamento será na sexta, último dia útil antes do limite.