IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aposentado: estas 7 estratégias vão te ajudar a usar bem seu 13º salário

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/08/2016 06h00

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber, a partir desta quinta-feira (25), a primeira parcela do 13º salário, junto com o pagamento do benefício de agosto. A segunda parcela será paga em novembro.

A renda extra pode ser a ajuda que faltava para quitar dívidas ou começar uma poupança. Veja dicas de Fernanda Monnerat, do SerasaConsumidor, para usar bem esse dinheiro.

1) Quite ou antecipe dívidas

notas de real, moeda brasileira, reais, cédulas - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tem dívidas? Então, o melhor destino do 13º salário é quitá-las ou antecipar parcelas. Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, o aposentado pode ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida. Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e negocie.

2) Reforce as reservas

dividir poupança, economia, investimento, cofrinho - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se não tem nenhuma dívida, pode aproveitar o 13º para começar a investir ou reforçar os investimentos. As altas taxas de juros estão garantindo bons rendimentos nas aplicações em renda fixa, por exemplo. A dica não vale para quem está endividado, porque nenhuma aplicação financeira rende a mesma taxa de juros cobrada nos empréstimos, que é muito maior.

3) Lembre-se das despesas de janeiro

calculadora anotar gastos - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Lembre-se de que em janeiro tem IPTU e IPVA, além de despesas com material escolar e matrícula para quem tem filhos ou netos na escola. Por isso, é uma boa ideia guardar parte do 13º para ajudar com essas despesas altas do começo do ano. 

4) Aproveite para cuidar da saúde

Custo da saúde; estetoscópio; dólar; médico caro; pagamento médico; honorário médico; salário médico - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O dinheiro extra pode ser útil para fazer um tratamento mais caro com médicos ou dentistas.

5) Adiante as compras de Natal

presente de natal - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Se estiver com as contas em dia, pode aproveitar o dinheiro para comprar os presentes da família e dos amigos, mas sem exagerar no valor gasto. É uma boa maneira de aproveitar as promoções para economizar e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.

6) Programe uma viagem

Passagem aérea; viagem; turismo; passageiro; bilhete aéreo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é, se puder, aproveitar o período de baixa temporada e escolher um lugar para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas para quem tem mais de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios.

7) Evite emprestar 

empréstimo, dinheiro emprestado, economia, dívida, financiamento, dinheiro - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não é recomendado emprestar dinheiro para parentes e amigos, porque sempre há o risco do descontrole financeiro e da falta de pagamento. E jamais empreste seu nome.

Idosos da Nova Zelândia recriam clipe da música "Shake it Off"

Band News