IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dia das Crianças: veja 11 dicas de como presentear gastando (quase) nada

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2016 06h00

Será que realmente precisamos gastar dinheiro para presentear nossas crianças? É muito comum ver os pequenos se divertindo com objetos que nem sequer são brinquedos tradicionais, como caixas, panelas de cozinha, ou simplesmente espalhando objetos pela casa. As crianças têm muita imaginação e esse ponto forte deve ser valorizado para passar um dia incrível (ou vários) com seu filho!

Veja essas dicas do educador financeiro Fábio Barbalho, da Ponto C Consultoria:

1) Dia de masterchefinho
criança, dia das crianças, mãe, filho, cozinha, masterchef, brincadeira, diversão - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Escolha receitas fáceis que possam ser feitas com tranquilidade pelas crianças. Valorize todo o processo, desde a escolha dos alimentos no mercado até o grau da dificuldade no preparo, que deve ser adaptado à idade das crianças. "Mas lembre-se, se o presente é da criança, a louça é sua", diz Barbalho.

2) Dia de adulto
familia feliz, criança imitando adulto, brincadeira, dia das crianças - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Até certa idade as crianças ficam extremamente curiosas pelo que os pais fazem quando vão trabalhar, mas, como é feriado, você pode fazer de um cômodo em sua casa um escritório, visitar um ambiente parecido ou simplesmente ir ao restaurante em que sempre almoça. “Conte como é falar com as pessoas, explique um pouco das dificuldades e ainda aproveite para ensinar que é assim que o dinheiro chega em casa, e que presentes caros vão exigir que fique ainda mais tempo longe deles”, diz Barbalho.

3) Viagem no tempo
Pião de lata, da loja Verde Limão Brinquedos, em São Paulo (SP) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ensine a seus filhos as brincadeiras do seu tempo de criança. Construa pipas, compre algumas bolas de gude, jogue “stop”, ensine cantigas de roda e outras brincadeiras do tempo da vovó, como passa-anel. “Promova uma gincana familiar, mas sem facilitar muito. Com uma ou duas horas de ação você terá bons momentos de interação”, diz.

4) Passeio com desafio
mãe e filha fazendo poses engraçadas, careta, brincadeira, dia das crianças - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Qualquer passeio pode ficar mais interessante e diferente se vocês inventarem um desafio para ser alcançado, como o encontrar o carro mais antigo, tirar a melhor foto, fazer a careta mais engraçada, ver quem consegue encontrar mais objetos de determinada cor. Serve também para quem consegue fazer o sanduíche mais bonito para o piquenique, por exemplo.

5) Viagem ao mundo das crianças
crianca, brinquedo, brincando, brincadeira, pai filho - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Esqueça as responsabilidades do adulto e viva o mundo do seu filho por um dia. Deixe que ele organize a programação e faça o que ele gosta: jogue videogame, bola, ande de skate, cace Pokémon! “O índice de concentração das crianças tem reduzido consideravelmente e isso se dá também com a ausência dos pais”, diz Barbalho.

6) Cenários de papelão
crianças brincando com cenário de papelão, artesanato, brincadeira, dia das crianças - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Faça uma análise de todos os brinquedos que seu filho ou filha já têm e construa cenários com caixa, canetinha, tintas, cola e fita adesiva. Ainda que você não seja tão bom em trabalhos manuais, vai ser divertido construir de postos de gasolina a casinhas de boneca junto com as crianças. Afinal, a imaginação delas é poderosa!

7) Dia de boa ação
28. Caixa de brinquedos bem colorida - Reprodução/medovlab - Reprodução/medovlab
Imagem: Reprodução/medovlab

Que tal ensiná-lo que outras crianças também vivem esse momento e não têm o mínimo? Dê uma olhada no guarda-roupas seu e da criança e veja tudo que não é utilizado, bem como o espaço de brinquedos. Comece um dia antes, mas concentre-se em doar coisas boas nesse momento. Esse é um exercício de desapego, organização e principalmente humanidade.

8) Maratona de jogos de tabuleiro
TAB programação xadrez criança  - iStock - iStock
Imagem: iStock

Que tal descobrir como se jogam aqueles jogos fechados nas caixas? Há uma infinidade de jogos interessantes capazes de entreter a família por horas.

9) Dia de fantasia
família feliz, criança com pai, fantasia, superherói, brincadeira, dia das crianças, dia dos pais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Que tal fazer um teatro em casa usando roupas diferentes? Juntos, também é possível criar fantasias e depois tirar fotos divertidas, para se lembrarem com carinho desse dia

10) Dia de esporte
familia andando de bicicleta, esporte, ciclovia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aproveitem o feriado para fazer atividades ao ar livre, como andar de bicicleta e aproveitar os parques da cidade para praticar esportes. Será que seu filho ou filha sabem pular corda tão bem quanto você? E você, será que ainda sabe pular corda também?

11) Caça ao tesouro
caça ao tesouro, dia das crianças, crianças brincando, brincadeiras - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Esconda prêmios como chocolate, bala, pequenos brinquedos pela casa (ou no quintal, ou na área de lazer do condomínio) e deixe as crianças procurarem. Se as crianças já souberem ler, dá até para fazer um mapa do tesouro e sugerir que se vistam de piratas. A diversão será garantida.