IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comprou imóvel, mas atrasou as prestações? Estas 6 dicas vão te ajudar

Stock Images
Imagem: Stock Images

Juliana Kirihata

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 04h00

Se você tem um financiamento de imóvel e acha que não deve conseguir arcar com as próximas prestações, é preciso agir rápido, ou corre o risco de perder a casa própria e o dinheiro já investido.

Veja o que sugerem especialistas consultados pelo UOL.

1. Corra e renegocie com o banco

A primeira e principal recomendação dos especialistas é correr para o banco e tentar renegociar as parcelas.

2. Não faça outro empréstimo

Pegar outro empréstimo para pagar as parcelas atrasadas do financiamento imobiliário não é uma boa ideia, diz o especialista em finanças Reinaldo Domingos.

"Como a pessoa vai pagar esse empréstimo se ela não consegue pagar as prestações do imóvel?"

3. Corte despesas

O melhor, segundo Domingos, é fazer uma "faxina financeira" para conseguir quitar as dívidas. "A pessoa vai ter que reduzir drasticamente o padrão de vida".

4. Venda o imóvel

Se não conseguir organizar suas contas e levantar um dinheiro para pagar as prestações, o próximo passo é se desfazer do imóvel. "A orientação é vender o imóvel no mercado normal e quitar a dívida", diz o advogado Gilberto Bento Jr., especialista em direito imobiliário.

5. Já atrasou? Não fique parado

Atrasou as parcelas? Corra para não perder o imóvel. "As coisas são feitas de modo extrajudicial e são muito rápidas", afirma o advogado Marcelo Tapai.

Segundo o advogado, caso consiga o valor total da dívida antes do leilão do imóvel, é possível ingressar com uma ação judicial para obrigar o banco a aceitar o pagamento e manter o contrato de financiamento ativo. "A grande dica é não ficar parado", diz.

6. Só compre com planejamento

Para quem ainda não assinou um contrato de financiamento, o especialista em finanças Reinaldo Domingos aconselha fazer uma reserva financeira antes de comprar um imóvel. "Se a pessoa não tem nenhum dinheiro, ela tem que guardar pelo menos o dobro da entrada", diz.

Verificar se as parcelas cabem no bolso também é importante. "A prestação tem que ser de no máximo 20% do valor que eu ganho", diz Domingos.

Para quem tem dinheiro guardado, o conselho nem sempre é pagar o imóvel à vista. Mesmo sendo a melhor opção para fugir dos juros, não é bom ficar sem nenhuma reserva, segundo Domingos.

"A pessoa tem que ter de duas a três vezes o valor do imóvel se quiser pagar à vista", afirma. De acordo com o especialista, a reserva é necessária para momentos de crise, como a perda de um emprego, e também para gastos complementares do imóvel --por exemplo, a compra dos móveis.

Contas digitais: como não pagar tarifa bancária (e economizar uma fortuna)

Me Poupe