IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer investir sem depender do gerente? Sites ajudam a achar melhores opções

Juliana Elias

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 04h00

Os consultores em geral recomendam não deixar para fazer investimentos só com seu gerente de banco porque suas recomendações são limitadas aos produtos e interesses das instituições financeiras.

O problema é que faltam tempo e conhecimento. Atentos a esse público crescente, mas ainda inseguro, sites e startups começam a criar as próprias plataformas que ajudam as pessoas na tarefa de entender e escolher os melhores investimentos para seus interesses. Veja mais abaixo algumas opções.

Leia também:

São soluções digitais que oferecem pesquisa de produtos financeiros, ajudam a montar uma carteira, permitem comparar rendimentos e calcular ganhos futuros ou que simplesmente auxiliam no controle das contas e na formação de uma reserva inicial.

"O mercado financeiro é um campo minado de siglas e letras, e quem não conhece acaba ficando no que já é familiar, na poupança, seguindo o conselho do gerente do banco", diz Ana Vitória Baraldi, diretora de relacionamento com o cliente da Vérios Investimentos, gestora de investimentos que conta com a ajuda de um robô para decidir as carteiras dos clientes.

Ela foi uma das participantes de um painel sobre tecnologias voltadas para finanças pessoais em São Paulo como parte da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Organizado pela B3, companhia formada por BM&FBovespa e Cetip, o painel reuniu algumas dessas novas plataformas desenhadas para ajudar o investidor a pesquisar, informar-se e tomar as melhores decisões. Conheça quais são:

Renda Fixa

O Renda Fixa é um aplicativo que permite consultar e comparar as condições de diversos investimentos de renda fixa oferecidos por 22 corretoras. Tesouro Direto, CDB, RDB, LCA, LCI e debêntures são algumas das opções que podem ser pesquisadas de acordo com rentabilidade, remuneração, prazo, liberação do dinheiro, cobrança de impostos e outros. Também oferece calculadoras para tarefas como projetar rendimentos e converter juros. Tem chat para tirar dúvidas com especialistas e conversar com outros usuários. O download é gratuito e está disponível para Android, iOS e Facebook App, além da versão para desktop.

Yubb

O site permite pesquisa e comparação de vários tipos de investimento entre diferentes corretoras e bancos. Oferece as principais opções de renda fixa, como Tesouro, CDB, letras de crédito e de câmbio. Faz buscas de fundos de investimento em plataformas de crowdfunding (investimentos em startups e projetos). Também pesquisa robôs de investimento, em que a gestão das carteiras é feita por sistemas de inteligência artificial. Além do site, o buscador, que é gratuito, está disponível também para smartphones Android e iOS.

Vérios

Na gestora de investimentos Vérios, quem ajuda a monitorar as carteiras dos clientes e a reformulá-las quando necessário é o Ueslei, um robô movido a algoritmos que verifica a rentabilidade de centenas de fundos ao mesmo tempo e também realiza ordens de compra e venda de papéis. É por meio dele que a gestora analisa o perfil do investidor e chega à melhor carteira para cada cliente, uma cesta que mescla títulos públicos a ações nacionais e internacionais. O investimento mínimo, para começar, é de R$ 12 mil, e as operações são feitas pela Rico, corretora parceira da Vérios.

Tesouro Direto

A STN (Secretaria do Tesouro Nacional) lançou há dois meses as versões para iPhone e Android de sua página de operações do Tesouro Direto. É possível comprar e resgatar os papéis e fazer simulações e comparar os rendimentos dos diferentes tipos de título com outras aplicações de renda fixa. Além do simulador, disponível também online, inclui um breve orientador que, a partir de três perguntas, ajuda a indicar o melhor título para cada pessoa.

Guia Bolso

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o Guia Bolso é um app que permite aos usuários acompanharem e categorizarem todos os seus gastos ao longo do mês. Isso pode ser feito automaticamente, sincronizando o programa à conta bancária ou cartão de crédito. A diretora de relações institucionais do Guia Bolso, Renata Feijó, diz que o objetivo é ajudar a poupar. Segundo ela, ver seus gastos em tempo real em planilhas e gráficos auxilia a cortar excessos. Ela diz que, após quatro meses, os usuários economizam em média R$ 470 a mais por mês.

Bitcoin é fraude? Entenda por que bancos querem distância

olhardigital