IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Semana do investidor tem consultoria grátis sobre dívidas e investimentos

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 17h18

Resumo da notícia

  • Associação de mercado lança portal com informações sobre fraudes financeiras
  • Anbima e Planejar promovem atendimento a pequeno investidor em semana do investidor
  • Semana Mundial do Investidor é celebrada entre os dias 05 e 09 de outubro

Para marcar a Semana Mundial do Investidor (World Investor Week - WIW), celebrada entre 5 e 9 de outubro, entidades e empresas estão lançando plataformas e novos serviços de educação financeira para ampliar o acesso dos pequenos investidores à informação.

Entre as iniciativas estão um site que reúne informações sobre fraudes financeiras e uma plataforma que conecta pequenos investidores a especialistas para tirar dúvidas sobre investimentos, dívidas e planejamento financeiro.

Conversa online com especialista

Uma iniciativa é a plataforma que une população de baixa renda a profissionais certificados. Por meio de um cadastro de perfil, o usuário seleciona sobre qual tema gostaria de conversar com o especialista, variando desde dívidas até investimentos.

"A partir de um filtro criado também no perfil do planejador cadastrado, acontece um match, levando ao usuário opções de planejadores que falam sobre o tema que ele selecionou. Com isso, ao escolher o profissional, a interação é iniciada por meio de texto, áudio ou vídeo", afirmou André Barretto, idealizador da N2, plataforma que criou o serviço.

Especialmente durante a semana do investidor, o acesso à plataforma pode ser realizado por meio de um voucher que CVM, Anbima e Planejar disponibilizaram para a CIEE e a rede Cidadã, parceiros da Planejar. O público em geral também podem acessar a n2 com o voucher N2MARABERTO01, que valerá até o dia 31 de outubro próximo.

"Queremos levar educação financeira para a faixa mais desinformada. Temos uma camada da população que precisa de educação financeira", disse Barreto.

"Anualmente, a Planejar realiza as clínicas de atendimento presencial sobre planejamento financeiro para o público durante a semana do investidor, mas, com a pandemia, procuramos uma solução para levar a educação e o planejamento financeiro de forma remota, possibilitando àqueles que não têm acesso uma orientação gratuita com um profissional qualificado", disse Luiz Correia Martins Pereira, coordenador da comissão de conscientização financeira da Planejar.

Site traz dicas para evitar cair em golpes

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) lançou, nesta quarta-feira, o site Se Liga na Fraude, com informações sobre fraudes e conteúdos interativos sobre o tema, incluindo dicas para se proteger de golpes.

Buscar fontes isentas e sérias ajuda a diminuir o risco de cair em golpes. Hoje, a informação para se investir de forma mais consciente e se proteger das fraudes financeiras é fundamental.
Ana Leoni, superintendente de educação e informações técnicas da Anbima

O canal, desenvolvido pela Anbima em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), oferece ao público informações isentas que visam alertar os investidores sobre os vários tipos de golpes financeiros. No site, são explicadas as características das principais fraudes aplicadas no país, como: pirâmides financeiras, forex, esquemas com criptomoedas e falsos profissionais de investimentos.

Todo o conteúdo é gratuito e disponível a qualquer interessado.