UOL EconomiaUOL EconomiaFinanças Pessoais
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

Alexandre

Gostaria de saber onde posso verificar se as escolas têm reclamação dos consumidores.

Na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de cada Estado. Em São Paulo, o site é www.procon.sp.gov.br.

Carlos Diniz

Minha mensalidade aumenta ano após ano sem maiores explicações. Além disso, recebo um péssimo atendimento na escola. O que posso fazer?

Quanto à mensalidade, poderá consultar a Associação de Pais e Alunos e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para verificar se a planilha demonstrando os aumentos está corretas. Quanto à má prestação de serviços: se for de ordem pedagógica, deverá denunciar ao MEC; se for relação de consumo, denuncie ao Procon.

Fátima

A diretora da escola estadual da cidade onde moro fez uma rifa de bicicleta e está "chantageando" todos os alunos a comprarem, dizendo que quem comprar não precisa fazer prova. Onde posso denunciar?

Na Delegacia de Ensino.

Inês

Tenho um filho de 10 anos que está estudando em uma escola particular. Só que a qualidade do ensino da escola caiu muito. Tentei conversar com a direção da escola, mas todas as minhas reclamações foram infrutíferas. Quem fiscaliza estas escolas?

A Secretaria da Educação do Estado. Se não estiver satisfeita, faça uma reclamação por escrito na escola e denuncie à diretoria de ensino da sua região (para descobrir onde fica ou qual o telefone, em São Paulo, ligue 0800 7700012). A diretoria irá abrir uma diligência para verificar o problema.

Voltar para outras despesas

Hospedagem: UOL Host