UOL EconomiaUOL EconomiaFinanças Pessoais
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

Marcus

Sou médico e gostaria de saber se posso lançar no livro-caixa, gastos com tecidos comprados para fazer lençóis para uso na cama de exame.

Sim, pois a Receita considera dedutíveis pelo livro-caixa as despesas de custeio pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora.



Carlos

Sou autônomo e também tenho vínculo empregatício. Meu livro caixa tem dado negativo em mais de R$ 20 mil, devido a poucos clientes terem pedido recibo. Posso debitar este valor do imposto a pagar das outras fontes?

Sim.

José Roberto

Sou médico e quero descontar pelo livro caixa obras que fiz no meu consultório. O que posso descontar em relação a material de construção e arquiteto?

Se o imóvel pertence ao senhor, poderá aumentar o valor do bem na coluna Bens e direitos, mas não poderá deduzir as despesas no livro caixa. Se o imóvel for alugado e o contrato permitir que o senhor deduza as despesas do aluguel, poderá deduzir do livro caixa as despesas com aluguel.

Junia

Sou dentista. Posso abater despesa de água e luz do consultório no livro caixa?

Sim.

Marieta

No livro caixa tenho que declarar recebimento de pessoa física e jurídica juntas ou posso fazer o carnê leão somente com os recebimentos de pessoa física? As jurídicas já vêm descontadas o imposto na fonte. Se tiver que declarar todos os rendimentos de pessoa física e jurídica onde devo colocar os impostos retidos?

Deve-se declarar apenas os rendimentos recebidos de pessoas físicas e do exterior para fins de cálculo do IRPF carnê-leão. Os recebidos de pessoas jurídicas devem ser declarados no campo de rendimentos recebidos de jurídicas.

Mauro

Sou médico e quero saber como incluo o livro caixa na minha declaração.

O livro-caixa é um registro de controle que você deve manter em seu poder e fornecer à RF apenas se solicitado. Devem ser arquivados os documentos que comprovem as despesas relacionadas à percepção dos rendimentos não assalariados, como é o caso de despesas com funcionários, aluguel e material.

Sidney

Quais despesas posso abater no livro caixa?

Todas as despesas de custeio pagas necessárias à percepção dos rendimentos e à manutenção da fonte produtora, bem como a remuneração paga a terceiros com vínculo empregatício e os encargos trabalhistas e previdenciários.

Hospedagem: UOL Host