UOL EconomiaUOL EconomiaFinanças Pessoais
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

Guia Básico

O que é VGBL?

Plano Vida Gerador de Benefícios Livres. Semelhante ao PGBL, a diferença básica entre ambos está nos benefícios fiscais. Enquanto no PGBL se pode deduzir até 12% do renda tributável no ano, no VGBL não há esse benefício. Em compensação, no VGBL o investidor só é tributado sobre o ganho das aplicações financeiras quando for resgatar o plano, enquanto no PGBL o imposto de renda incide sobre o montante da aplicação.

Roseli

Atualmente tenho um plano de previdência que rende IGP-M, taxa de carregamento 3% e taxa de administração também de 3%. O gerente do meu banco me disse que as taxas de carregamento e administração do PGBL são bem menores, de 1% e 2,2%. Será que vale a pena mudar de plano?

O conselho do professor William Eid é que você dilua o risco, investindo nos dois. O plano que rende IGP-M a previne contra a inflação e o PGBL poderá lhe dar uma maior rentabilidade.

Ricardo Saito

O que vale mais a pena em termos de rentabilidade a médio prazo (3-5 anos) - um VGBL ou um fundo DI que rende 100% do CDI?

Dificilmente um VGBL conseguirá pagar 100% do CDI. Na média, segundo o professor William Eid, esses fundos rendem 80%, 90% do CDI. Além disso, o fundo DI não cobra taxa de carregamento. E as taxas de administração costumam ser menores. O VGBL é mais vantajoso a longo prazo, por conta do diferimento fiscal.

Hospedagem: UOL Host