IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2019: Seu carro foi roubado em 2018? Veja como informar na declaração

07/03/2019 19h28

É muito importante informar tudo o que acontece com seu patrimônio ao longo do ano, na declaração de Imposto de Renda 2019. Por exemplo: se, em 2018, seu carro foi roubado e, com o dinheiro do seguro, você comprou um novo, precisa deixar isso bem claro. Para isso, siga o passo a passo:

a) Caso você opte por importar dados da declaração de 2018, as informações do carro virão automaticamente, cabendo a você apenas atualizá-las, informando sobre o roubo. Se você não importar os dados, siga os passos a seguir. Na ficha Bens e Direitos, abra um campo "novo" para informar o carro roubado. Escolha a opção código 21 (Veículo automotor terrestre). Informe o Renavam e, no campo Discriminação, informe todos os dados do automóvel, além do CPF ou CNPJ de quem você comprou. Em seguida, no mesmo quadro, informe o roubo ou furto do carro, citando o boletim de ocorrência e o seguro recebido como indenização. Repita na coluna "Situação em 31/12/2017" o valor do carro informado na declaração do ano passado. A coluna "Situação em 31/12/2018" deve ficar em branco.

b) Informe o valor recebido do seguro no campo Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, utilizando a opção 3, em tipo de rendimento ("Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente").

c) Volte à ficha Bens e Direitos e abra um item para o carro novo (comprado com o dinheiro do seguro). Da mesma forma que no item a), escolha a opção código 21 (Veículo automotor terrestre). Informe o Renavam e, no campo Discriminação, informe todos os dados do automóvel e o CPF ou CNPJ de quem você comprou. Não preencha a coluna Situação em 31/12/2017 (pois você não tinha este carro) e informe os valores efetivamente pagos até 31/12/2018 (entrada e prestações no caso de financiamento, ou valor pago à vista).

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias