IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda

Dúvidas do IR 2018


Dúvidas do IR 2018

Pago plano de saúde da sogra, mas se a incluo no IR 2015, sobra imposto a pagar. E agora?

26/04/2015 06h00

Pergunta: "Minha sogra recebeu menos de R$ 14 mil em 2014 e tivemos despesas de plano de saúde dela no valor aproximado de R$ 3.500. Mas quando a lançamos como dependente no Imposto de Renda 2015 e incluímos seus rendimentos, em vez de restituição, sobra imposto a pagar. Se deixar de declará-la, fico sem poder deduzir o plano de saúde dela?

Resposta: Exatamente. Para poder deduzir os valores do plano de saúde pagos a ela, terá que incluí-la como dependente, informando também todos os seus rendimentos, dívidas, bens e direitos. 

Ao excluir a sogra como dependente, terá que excluir também o valor do plano de saúde.

É por isso que, na maioria das vezes, não vale a pena incluir dependentes que tenham rendimentos tributáveis na declaração. 

Para saber se vale a pena incluir um dependente, a dica de Antônio Teixeira Bacalhau, consultor de Imposto de Renda da IOB/Sage, é que o contribuinte primeiro preencha a declaração incluindo o dependente, declarando seus rendimentos, bens, direitos, dívidas e despesas. Verifique se há restituição ou imposto a pagar.

Depois, exclua o dependente e verifique novamente se a situação melhora: mais restituição ou menos imposto a pagar. Só então decida qual é a melhor forma.

"Normalmente, não vale a pena fazer a declaração incluindo dependentes que tenham rendimentos, porque a soma das rendas aumenta a base tributária sobre a qual incide o imposto", diz.

Fonte: Antônio Teixeira Bacalhau, consultor de Imposto de Renda da IOB/Sage e Receita Federal

Dúvidas do IR 2018

Dúvidas do IR 2018