Perdi o recibo de entrega da declaração de IR do ano passado


Na declaração de Imposto de Renda, o preenchimento do número do recibo é opcional, exceto para o envio de declaração retificadora.

Para facilitar seu trabalho, é sempre bom guardar cópia de segurança das declarações anteriores. Assim, ao importar os dados da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior, o número do recibo é preenchido automaticamente na declaração atual.

Caso, por algum motivo, você não tenha mais este número, no seu computador, em cópia de segurança e muito em menos versão impressa, a Receita informa que não envia esta informação via internet, em resposta ao Fale Conosco, nem fornece cópias de recibos de entrega de declarações, em razão de sigilo fiscal. 

No entanto, a cópia da declaração serve como comprovante de entrega, porque informa o protocolo de recebimento do SERPRO/RFB e pode ser obtida em uma das unidades de atendimento da Receita Federal, onde você pode conseguir o número do recibo.

Pela internet, o recibo está disponível aos contribuintes na opção e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual, portal eletrônico onde diversos serviços protegidos por sigilo fiscal podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte, tais como: verificar eventuais pendências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, obter cópia de declarações, retificar pagamentos, parcelar débitos etc.

Sua utilização requer Código de Acesso ou Certificado Digital (alguns serviços estão disponíveis apenas para usuários que estiverem fazendo uso desta opção).

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos