Bolsas

Câmbio

Veja quando a Receita irá pagar as restituições do IR 2006

Do InfoMoney

SÃO PAULO - Confrontando as receitas que recebeu ao longo de 2005 e as despesas que a legislação tributária permite que utilize para reduzir o pagamento do Imposto de Renda, você chegou a uma conclusão: terá direito ao recebimento de restituição do IR pago a mais no ano passado.

Diante disto, você certamente já deve estar fazendo mil planos para este dinheiro, que deve chegar em boa hora. O pagamento de dívidas, como cartão de crédito, empréstimos e cheque especial, assim como a compra de um produto que você estava planejando adquirir a prestação, tudo pode ser, enfim, quitado com o dinheiro que irá receber.

Declaração via internet tem prioridade
E para garantir o seu nome entre os primeiros a receber a restituição do imposto em 2006, seja bastante cauteloso quanto ao prazo de entrega da declaração e informe todos os dados corretamente. Estarão entre os primeiros aqueles que entregarem a declaração do IR nas primeiras semanas de março e abril através da internet.

Vale lembrar que, entre as formas de envio da declaração oferecidas pela Receita, em questão de prioridade de pagamento da restituição, as declarações transmitidas pela internet são pagas em primeiro lugar, seguidas das declarações em disquete, telefone e formulário em papel.

Receita libera calendário de restituições para 2006
A exemplo de anos anteriores a Receita Federal irá liberar sete lotes mensais entre junho e dezembro, sempre no décimo quinto dia útil do mês. O calendário só não é válido para quem tiver a declaração retida na malha fina. Nesse caso o contribuinte terá que acompanhar a divulgação dos lotes residuais do IRPF 2006. Não existe um calendário oficial para os lotes residuais, mas a Receita em geral libera um por mês, sendo que o prazo máximo para recebimento é de 5 anos após a entrega da declaração, o que no caso do IPF 2006 significa esperar até 2011.

Veja abaixo o calendário das restituições:

Restituição - IR 2006
Lotes Data
1º lote 16/06/2006
2º lote 17/07/2006
3º lote 15/08/2006
4º lote 15/09/2006
5º lote 16/10/2006
6º lote 16/11/2006
7º lote 15/12/2006
Aposentados também recebem na frente
Vale lembrar que os contribuintes com mais de 60 anos ganham o direito de receber a restituição do IR nos primeiros lotes pagos pelo Governo.

A prioridade atende ao Estatuto do Idoso, que determina atendimento preferencial junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população a este público.

Prazo termina em 28 de abril
Vale lembrar que as declarações do IR 2006 (ano-base 2005) estão disponíveis para entrega desde 1º de março. O prazo final para o envio das informações ao Fisco termina em 28 de abril.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos