Bolsas

Câmbio

Receita Federal libera consulta ao penúltimo lote do IR 2006

Da Redação

Em São Paulo

A Receita Federal liberou a consulta ao sexto e penúltimo lote do Imposto de Renda 2006 (ano-base 2005). Para saber se está incluído na lista de contribuintes a receber a devolução, o usuário pode verificar a informação pelo site da Receita na Internet ou pelo Receitafone (0300 78 0300).

Ao todo, 1.225.004 declarações foram liberadas, das quais 1.095.539 correspondem a contribuintes com imposto a restituir, no valor de R$ 949,9 milhões, e outras 79.420 que terão que pagar imposto, correspondendo a R$ 57,33 milhões.

Depósito em conta
O dinheiro estará disponível para saque a partir do dia 16 e virá corrigido em 8,04%, referentes a taxa Selic de maio a outubro e 1% de novembro.

Quem não informou a conta corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na Internet.

Esse foi o penúltimo lote previsto pela Receita. O sétimo e último lote será divulgado na segunda semanda de dezembro (o dinheiro deve ser liberado no dia 15 daquele mês).

Não ser incluído nesses lotes regulares significa que o contribuinte foi retido na malha fina. Nesse caso, o prazo de liberação da declaração é de até cinco anos, contados a partir do ano seguinte da entrega da declaração. Ou seja, a devolução pode ser feita até o final de 2011.

(Com informações do InfoMoney)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos