Bolsas

Câmbio

Receita Federal atrasa liberação de programa do IRPF 2010

Da Redação, em São Paulo

(Texto atualizado às 8h47)

A Receita Federal atrasou a liberação do programa para declaração do imposto de Renda 2010 (ano-base 2009).

A previsão era de que o programa estivesse disponível a partir das 8h, mas até as 8h45, não estava pronto. O site da Receita também está inconstante e às vezes sai do ar, por excesso de procura.

A assessoria de imprensa da Receita disse não saber o motivo do atraso.

O prazo para declaração vai até 30 de abril. A Receita espera receber 24 milhões de declarações do IR 2010, por intenet, disquete ou formulário em papel.

Veja quem deve declarar o IR neste ano.

Para fazer a declaração pela internet, é preciso baixar, além do programa gerador da declaração, o Receitanet, arquivo responsável pelo envio do documento para a Receita. Após baixar os dois arquivos, o contribuinte poderá enviar a documento preenchido para a Receita Federal.

Baixe o programa de transmissão da declaração do IR 2010 para Windows

Baixe o programa de transmissão da declaração do IR 2010 para Mac

Baixe o programa de transmissão da declaração do IR 2010 para Linux

O internauta terá como  comprovação de entrega a gravação de um arquivo, em disquete, unidade removível (pen drive) ou no disco rígido do computador, contendo o recibo de entrega com data e hora da recepção e assinatura eletrônica.
 

 

A Receita Federal espera receber neste ano 24 milhões de declarações do IR 2010, pela intenet, disquete ou formulário em papel. O volume deve ser menor do que o verificado em 2009, quando 25,5 milhões de pessoas entregaram a declaração --dessas, 100 mil declararam via formulário de papel.
(Com informações do InfoMoney)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos