Bolsas

Câmbio

Apple divulga dicas para usuário de Mac declarar IR 2010; veja passo a passo

Da Redação, em São Paulo

A Apple Brasil informa que usuários do Macintosh com o sistema operacional 10.5 também conseguem fazer o download e executar o programa da declaração do IR 2010. Para isso, recomenda a empresa, é necessário atualizar o sistema operacional para obter a versão Java 1.6.0 exigida pela Receita Federal.
 


Mas a atualização do Java não é suficiente, pois apenas esse mecanismo não faz o programa da declaração rodar. É necessário seguir o passo a passo divlgado pela pela empresa para que o sistema aceite a atualização. Abaixo, está a imagem da tela que é preciso localizar. Em seguida, o usuário deve arrastar, na parte baixa da tela, em "Java Applications", a opção de Java Se 6 para cima.

 


Para achar essa área, o caminho é Disco > Aplicativos > Utilitários > Preferência de Java. Segundo a Apple, o procedimento só é válido para computadores que rodam em 64 bits.

Dificuldades

Os usuários que possuem Macintosh haviam relatado dificuldades para declarar o Imposto de Renda desde que a temporada de declaração do IR 2010 teve início, no dia 1º de março. Como é preciso ter o Java 1.6.0 ou versão superior para acessar o programa da Receita, o contribuinte com sistema Mac OS X 10.5 ou inferior encontra dificuldades para conseguir executar o programa gerador da declaração sem sustos.
 


Procurada, a Receita Federal confirmou a falha, mas disse que seus técnicos estão trabalhando para encontrar uma saída para que a declaração possa ser feita de modo mais simples.

Além de contratempos com o programa gerador da declaração, o usuário de Mac também enfrenta problemas para baixar e executar o Receitanet, sistema que transmite a declaração. Para baixar e executar o Receitanet, o contribuinte precisa larnçar mão de alguns comandos específicos que podem induzir ao erro. Assim, a solução mais fácil é não usar o Receitanet recomendado para Mac, mas fazer o download do Receitanet Multiplataforma, cujo manuseio é mais fácil.
 

Declaração do IR 2010

O contribuinte tem até 30 de abril para entregar a declaração de Impsto de Renda à Receita Federal. Veja quem deve declarar o IR neste ano.

A Receita Federal espera receber neste ano 24 milhões de declarações do IR 2010, pela intenet, disquete ou formulário em papel. O volume deve ser menor do que o verificado em 2009, quando 25,5 milhões de pessoas entregaram a declaração -dessas, 100 mil declararam via formulário de papel.

(Com informações do InfoMoney)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos