CPF é obrigatório para dependentes maiores de 18 anos

Do UOL, em São Paulo

Na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda, qualquer informação incorreta pode comprometer o envio do documento.

Ao declarar seus dependentes, esse cenário não será diferente. Por exemplo: se você não informar o CPF de dependentes maiores de 18 anos, será apontado um erro no formulário e a entrega da declaração não será finalizada.

Por lei, o CPF é obrigatório na declaração de dependentes maiores de 18 anos. Para os menores, basta que o contribuinte informe o nome completo e data de nascimento, deixando o campo referente ao CPF em branco.

Desde o ano passado, a Receita Federal passou a exigir o número do documento também para dependentes incapazes física e/ou mentalmente com 18 anos ou mais.

Se você declara dependentes que ainda não possuem CPF, saiba que ainda dá tempo de providenciar o documento para a declaração do IR 2013.

Cada dependente dá direito ao contribuinte deduzir até R$ 1.974,72 da base de cálculo do imposto anual, o que significa menos tributo a pagar ou uma restituição maior a receber.

No site da Receita Federal, é possível solicitar a inscrição gratuita online. No entanto, esta opção só está disponível para maiores de 16 anos, pois é preciso apresentar o Título de Eleitor.

Para menores de 16 anos, deve-se solicitar a inscrição nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, a um custo de R$ 5,70. Há entidades públicas que disponibilizam o serviço gratuitamente.

Tanto na solicitação pela internet como na solicitação nos locais autorizados, o número do documento sai na hora para o contribuinte. Isto porque a Receita Federal não emite mais o cartão.

É importante destacar que o CPF é essencial para que o contribuinte possa declarar IR, abrir crediários, renovar passaporte, solicitar empréstimos, efetuar contratos bancários, além de participar de concurso público, prestar alguns vestibulares ou retirar prêmios de loterias.

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos