IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cuidado com fraudes do Imposto de Renda na web; Receita não manda e-mails

Do UOL, em São Paulo

11/04/2014 12h27

Na época de de declaração de Imposto de Renda,  surgem vários golpes na internet, com o envio de mensagens eletrônicas falsas em nome da Receita Federal.

A Receita reforça a orientação para que os contribuintes não abram e muito menos respondam mensagens em nome do órgão, já que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e não autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Por meio de mensagens eletrônicas falsas, os criminosos conseguem obter informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.

Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe e-mail dizendo que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda e encontrou inadimplência no CPF do usuário. O contribuinte deveria então clicar em um link para verificar os dados.

Outras mensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa da declaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.

Veja dicas de segurança:

  • Não abra e-mails duvidosos
  • Fique atento ao remetente e lembre-se: bancos, órgãos de defesa do consumidor e do governo não mandam mensagens, sobretudo sem autorização prévia
  • Não forneça dados pessoais: ninguém pode pedir senhas ou número de documentos por e-mail
  • Proteja o computador  com anti-spam, firewall e antivírus
  • Use sites seguros: veja se há, na barra inferior do site, um símbolo em forma de cadeado fechado, ou então, no endereço (URL), a inicial "https://".

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).