IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita só vai liberar programa do IR 2015 em 2 de março, 1º dia da entrega

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/02/2015 13h28Atualizada em 20/02/2015 13h29

O programa do Imposto de Renda de 2015 só será liberado pela Receita Federal às 8h do dia 2 de março. A data marca, também, o início do prazo de entrega do documento, que vai até 30 de abril.

Os aplicativos para declarar o IR por meio de celular e tablet também só estarão disponíveis para download no dia 2 de março nas lojas Google Play (para usuários de Android) ou App Store (para o sistema iOS).

Em anos anteriores, a Receita Federal costumava liberar o download alguns dias antes do início do prazo de entrega.

Em 2014, por exemplo, o programa foi liberado em 26 de fevereiro, e o prazo de entrega começou em 6 de março. Apenas os aplicativos foram liberados em 6 de março.

A liberação antecipada permitia que o contribuinte que fosse declarar pelo computador adiantasse o preenchimento e pudesse, assim, enviar sua declaração logo que o prazo de entrega começasse.  

Para quem tinha direito a restituição, isso aumentava a chance de receber o valor nos primeiros lotes liberados pela Receita Federal.

Contribuinte pode fazer rascunho da declaração

Neste ano, quem quiser se adiantar pode lançar mão apenas do rascunho da declaração, que foi lançado em novembro do ano passado e está disponível até 28 de fevereiro.

Os dados preenchidos no rascunho poderão, depois, ser transportados para a declaração.

O aplicativo para desktop pode ser baixado no site da Receita (http://zip.net/brp5QZ). Para tablets e smartphones, está disponível no APP IRPF, disponível nas lojas Google Play e App Store.

Para salvar o rascunho, é preciso criar uma palavra-chave. Apenas o contribuinte terá acesso aos dados por meio desta senha. Se esquecer essa senha, o consumidor não conseguirá mais acessar o rascunho e não há como recuperá-la.