IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2015: Saiba onde obter ajuda para fazer a declaração em SP

Do UOL, em São Paulo

14/03/2015 06h00

Quem enfrentar dificuldades para fazer a declaração de Imposto de Renda 2015 pode lançar mão de plantões de atendimento gratuito que prometem tirar dúvidas sobre o assunto. Algumas universidades, além da própria Receita Federal, oferecem serviços do tipo em São Paulo.

A Receita Federal faz um plantão de atendimento para tirar dúvidas no centro da capital (avenida Prestes Maia, 733, 2° andar), de segunda a sexta-feira, até 30 de abril, último dia do prazo de entrega da declaração.

O atendimento é feito das 7h30 às 19h. Para participar, é preciso pegar uma senha pessoalmente até as 18h.

Estudantes ajudam contribuintes em universidades

A Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, também promove plantões para tentar ajudar os contribuintes.

As orientações são dadas por alunos dos cursos de Economia e Administração da universidade, que são supervisionados por professores.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, até 30 de abril. Para receber orientação, o contribuinte precisa levar 3 kg de alimentos não perecíveis. O agendamento deve ser feito por telefone.

A partir de 30 de março, os contribuintes também poderão buscar ajuda na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), na zona leste da capital paulista.

O atendimento será feito até 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para participar, é preciso marcar hora por telefone. A universidade pede, ainda, que os contribuintes levem leite em pó ou fraldas geriátricas.

O plantão da Unicid será realizado por estudantes de Ciências Contábeis, que são supervisionados por professores. A partir de 1º de abril, a universidade também vai receber dúvidas por e-mail, no endereço impostoderenda@unicid.edu.br.

Veja onde obter ajuda para declarar o IR

Receita Federal

  • Datas: até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h
  • Endereço: avenida Prestes Maia, 733, 2° andar, Centro, São Paulo (SP)
  • Requisitos: é preciso pegar uma senha no local. As senhas são distribuídas diariamente até as 18h

Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

  • Datas: de 30 de março a  25 de abril,  de segunda a sexta, das 18h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h
  • Endereço:  rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé, São Paulo (SP)
  • Requisitos: a instituição pede que o contribuinte leve leite em pó ou fraldas geriátricas. É preciso fazer o agendamento por telefone: 11-2178-1482 ou 11-2178-1387 (de segunda a sexta, das 16 às 19h)

Universidade Metodista de São Paulo

  • Datas: até 30 de abril, de segunda a sexta-feira (menos feriados), das 16h às 18h
  • Endereço: campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo (SP)
  • Requisitos: é preciso levar três quilos de alimentos não perecíveis (exceto açúcar, sal e farinha) e fazer agendamento prévio por telefone: 11-4366-5546 ou 11-4366-5830

Interessados devem levar alguns documentos

O contribuinte que quiser buscar ajuda para preencher a declaração nas universidades precisa levar alguns documentos, como informes de rendimentos (dele e dos dependentes); informes dos bancos em que tem conta; e informes de rendimentos de aluguéis, do INSS ou de trabalho não assalariado.

É preciso, ainda, ter em mãos os comprovantes de gastos com saúde (médico, dentista, plano de saúde etc.) e educação (escola infantil, faculdades etc.), entre outros documentos, além do número do recibo de entrega da declaração de 2014.