IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba salvar o IR 2015 na nuvem para continuar em outro equipamento

Do UOL, em São Paulo

24/04/2015 06h00

Uma das novidades do Imposto de Renda 2015 é a possibilidade de o contribuinte salvar as informações da declaração na nuvem. Isso permite que ele comece a preencher a declaração em um computador e a termine em outro, ou mesmo que comece a preenchê-la no celular ou tablet e continue a fazê-la em um computador e vice-versa.

É preciso baixar o programa de declaração em todos os equipamentos em que for trabalhar com ela.

Para fazer a operação, entretanto, há uma série de dados que não podem estar na declaração. Se o contribuinte declarar rendimentos recebidos no exterior, por exemplo, ele não conseguirá salvar na nuvem. As restrições são as mesmas que a do envio da declaração por tablet ou celular (veja uma lista aqui).

O contribuinte pode começar a declaração no celular/tablet e, ao recuperá-la no computador, acrescentar dados que eram restritos nos meios móveis. Se fizer isso, no entanto, ele não poderá mais usar a ferramenta “Salvar On-line” e nem poderá recuperar os dados nem em outro computador nem no celular/tablet.

Será possível apenas salvar no computador em que acrescentou os dados.

Contribuinte deve criar uma senha

Para poder salvar os dados, o declarante deve criar uma senha. Ela vale tanto para recuperar as informações no programa do computador quanto no celular e tablet.

É importante que o contribuinte guarde a palavra, pois ela não pode ser alterada ou recuperada. Caso a esqueça, ele terá que criar outra declaração e começá-la do zero. Uma outra palavra-chave também deverá ser criada para salvar a nova declaração. 

Para usar a ferramenta de salvar na nuvem, é necessário ter instalado no computador a última versão do programa de declaração. Caso o contribuinte tenha uma versão mais antiga instalada, terá que atualizá-la neste link: http://zip.net/bcq2Cf

Inicie a gravação na nuvem

IR 2015 - Salvar na nuvem 1 - UOL/Arte - UOL/Arte
Imagem: UOL/Arte

Clique em "Salvar on-line" (1).  Ao fazer essa operação pela primeira vez, clique em “Criar Palavra-Chave” (2). 

Se já tiver criado a senha antes, basta digitá-la no campo “Palavra-Chave” (3).

Crie uma palavra

IR 2015 - Salvar na nuvem 2 - UOL/Arte - UOL/Arte
Imagem: UOL/Arte

Digite uma palavra-chave (1) e confirme-a no campo ao lado (2). Preencha o campo "Digite os caracteres ao lado" (3) com os dados da imagem gerada pelo programa. Clique em “Ok” para salvar os dados.

Finalização da gravação na nuvem

IR 2015 - Salvar na nuvem 3 - UOL/Arte - UOL/Arte
Imagem: UOL/Arte

O programa mostra a mensagem de que a gravação foi concluída com sucesso. O contribuinte pode fechar o programa e continuar a preencher a declaração mais tarde, a partir de qualquer dispositivo. 

Recuperação dos dados da nuvem

IR 2015 - Salvar nuvem 4 - UOL/Arte - UOL/Arte
Imagem: UOL/Arte

Para recuperar os dados já informados e continuar a preencher a declaração, o contribuinte deve abrir o programa e clicar em “Recuperar On-line” (1). O programa vai pedir o CPF (2) do contribuinte e a palavra-chave (3). Basta digitar os números e letras que aparecem na imagem (4) e clicar em “Ok”. Se for abrir em outro equipamento, é preciso ter o programa de declaração baixado nele também.

Uma vez enviada a declaração para a Receita, não é mais possível recuperá-la caso o contribuinte precise mudar alguma informação. Só será possível fazer mudanças por meio de uma declaração retificadora.

Para ver o passo a passo de como salvar e recuperar uma declaração em celular e tablet, clique aqui

  • Mande sua pergunta pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br
  • Veja as respostas na página de dúvidas do IR 2015