IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita recebeu 27,9 milhões de declarações do IR 2015

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 10h52

A Receita Federal recebeu mais declarações de Imposto de Renda em 2015 do que o esperado: foram 27,9 milhões até a noite de quinta-feira (30), que era o último dia do prazo.

O órgão tinha estimado receber neste ano 27,5 milhões de declarações.

Quem perdeu o prazo para prestar contas à Receita poderá entregar a declaração somente a partir das 8h da segunda-feira (4).

Nesta sexta (1º), sábado (2) e domingo (3), o sistema da Receita Federal fica indisponível para receber a entrega de declarações atrasadas.

O que acontece com quem não declara

Se a pessoa estava obrigada a declarar e não o faz, pode ficar com problemas no CPF.

Já no ano seguinte ao atraso, seu CPF pode ficar com status de "pendente de regularização''. Com esse status, a vida financeira do contribuinte já fica prejudicada. 

A pessoa não consegue tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel e pode até mesmo ter problemas para movimentar a conta no banco.

"Mas, assim que entrega a declaração em atraso, o CPF é regularizado", diz Koppe, da Receita. "A regularização é quase imediata." A declaração pode ser entregue em até cinco anos e também pode ser retificada no mesmo prazo.

Para fazer declarações atrasadas de outros anos, é preciso usar o programa adequado a cada declaração.

Neste link http://zip.net/bdqTs5, é possível encontrar os programas geradores da declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos.