IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita libera hoje a consulta ao 4º lote de restituições do IR

Di Vasca
Imagem: Di Vasca

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 03h00

A Receita Federal vai liberar nesta terça-feira (8), a partir das 9h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O lote inclui, ainda, restituições de 2007 a 2014 que tinham ficado na malha fina.

Serão contemplados 2,119 milhões de contribuintes, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões. 

O pagamento está previsto para 15 de setembro, próxima terça-feira. 

O dinheiro das restituições é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal (URL encurtada: http://zip.net/bsn4Jn) ou ligar para o Receitafone, no número 146. 

A Receita oferece, ainda, aplicativo (baixe neste link encurtado http://zip.net/bwrW5P) para tablets e smartphones com a mesma função.

Os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa Selic aplicada estão na tabela:                                                           

receita.jpg

Não resgatou?

A Receita informa que a restituição ficará disponível durante um ano.

Se o resgate dos valores não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do formulário eletrônico com pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), no site da Receita Federal.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800 7290001 (demais localidades) e 0800 7290088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

(Com Agência Brasil)