IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2016: Número de declarações entregues por tablet ou celular cresce 78%

Wellton Máximo

Da Agência Brasil

02/05/2016 12h26

Em vigor há três anos, a entrega de declarações do Imposto de Renda (IR) por meio de dispositivos móveis cresceu 78% em 2016. Neste ano, 89 mil contribuintes enviaram o documento por meio de smartphones ou tablets, contra 50 mil em 2015.

Apesar do crescimento, o uso dos dispositivos móveis para preencher e transmitir a declaração do Imposto Renda Pessoa Física continua baixo. 

Neste ano, a Receita diminuiu as restrições para a entrega da declaração por meio de dispositivos móveis. A ferramenta foi estendida aos contribuintes que receberam bens de pequeno valor e aos que fazem a doação de até 3% do imposto devido para o Estatuto da Criança e do Adolescente. Até o ano passado, essas pessoas físicas só podiam preencher e enviar a declaração pelo computador.

De acordo com a coordenadora de Tecnologia da Informação da Receita, Cláudia Andrade, existe uma diferença de comportamento entre quem entrega a declaração pelo computador e por dispositivos móveis. "Notamos que quem usa o sistema padrão, pelo computador, normalmente faz a declaração em horário de expediente. Quem usa tablets ou smartphones preenche o documento à noite", destacou.