IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2019: Receita lança nova versão do programa; atualização é automática

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

12/03/2019 17h51

A Receita Federal fez nesta terça-feira (12) a primeira atualização do programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2019. Segundo o Fisco, a versão 1.1 traz "alterações técnicas para auxiliar a baixa do programa em algumas plataformas".

O contribuinte que já instalou o programa no computador não precisa baixá-lo novamente. A atualização é automática. Basta que o computador esteja conectado à internet. Se você ainda não atualizou o programa, baixe aqui no UOL.

Assim que o contribuinte abrir o programa, aparecerá uma janela informando que a Versão 1.1 está disponível. Basta clicar em "Atualizar", e o programa faz a atualização sozinho.

Já enviou a declaração? Não precisa mandar de novo

Quem já enviou a declaração do IR 2019 para a Receita não precisa se preocupar. Não há necessidade de enviar a declaração novamente por causa da atualização.

Mais de 1,6 milhão de contribuintes já enviaram suas declarações para a Receita até as 17 horas de ontem (11). O prazo para entrega termina às 23h59 do dia 30 de abril.

Quem não entregar no prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

A expectativa é que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração, de acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir. No estado de São Paulo, são esperadas cerca de 9,8 milhões de declarações.

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.