IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Auditores pedem que Receita adie em um mês prazo de entrega do IR 2020

Téo Takar

Colaboração para o UOL, de São Paulo

20/03/2020 16h12

O sindicato dos auditores fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) encaminhou um ofício ao secretário Especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, recomendando a prorrogação do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 em um mês, de 30 de abril para 31 de maio, devido à pandemia do coronavírus.

O Sindifisco também sugeriu a priorização na análise dos processos de restituição, para que todos os lotes de pagamentos sejam concluídos até o final de agosto, em vez de no final de setembro. Por fim, o sindicato também recomendou o adiamento de todos os pagamentos de impostos previstos até o fim de abril.

"O Sindifisco entende que as dificuldades causadas no sistema de saúde do país pelo previsto alastramento do Covid-19 impactam o cumprimento da obrigação tributária por todos os contribuintes em menor ou maior grau", disse o sindicato em nota.

O estado de calamidade pública, na avaliação do sindicato, obrigará a Receita Federal a reduzir drasticamente seus atendimentos. "Os contribuintes encontrarão dificuldades em contatar seus contadores ou em recolher todos os documentos necessários para o preenchimento da declaração do IRPF, por restrições ou dificuldades de deslocamento, com especial ênfase aos profissionais da saúde e de segurança pública, altamente demandados pelo menos até o final de abril."

O Sindifisco destacou que a medida é de "caráter excepcional pelo momento atípico que o país e o mundo enfrentam e considera que tal adiamento não comprometerá as contas do governo, por se tratar de um diferimento de 30 dias, sem alteração do valor dos tributos a serem pagos ou restituídos aos contribuintes".

Procurada pelo UOL, a Receita Federal ainda não se manifestou sobre as sugestões apresentadas pelo sindicato dos auditores fiscais.

O que você precisa saber sobre IR 2020

Tire suas dúvidas com um especialista no grupo do UOL
Faça o download do programa para declarar
Quer pagar menos imposto? Veja lista do que pode descontar ou não
Já conferiu se você tem mesmo de declarar neste ano?
Prazo vai até 30 de abril, e multa pode ser bem maior do que parece
Leia respostas às principais dúvidas sobre a declaração

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Coronavírus provoca abuso de preços sobre álcool gel]

Band Notí­cias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.