IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2020: Faculdades tiram dúvidas de graça por email e até videconferência

Colaboração para o UOL, de São Paulo

13/06/2020 04h00Atualizada em 15/06/2020 15h10

O contribuinte que está com dificuldades no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 pode contar com a ajuda gratuita de estudantes e professores de ciências contábeis de diversas faculdades do país.

Em tempos de pandemia, as instituições foram obrigadas a abrir mão do atendimento presencial. A saída foi oferecer os plantões virtuais, respondendo a perguntas por e-mail e, em alguns casos, agendando videoconferências com o contribuinte para esclarecer todas as dúvidas e orientar o preenchimento do IR 2020.

A Receita Federal também suspendeu o plantão presencial. A orientação do Fisco aos contribuintes é que consultem o "Perguntão" ou o menu "Ajuda" do programa de preenchimento da declaração. Se ainda assim a dúvida não for solucionada, o caminho é procurar o plantão virtual das faculdades ou o serviço "Fale Conosco" da própria Receita.

A instituição mantém convênio com diversas faculdades em todo o país para ajudar os contribuintes no preenchimento da declaração. Por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), alunos dos cursos de ciências contábeis prestam ajuda gratuitamente, sob a supervisão de professores.

Atendimento gratuito vale para todo o Brasil

Com o atendimento virtual, contribuintes de todo o Brasil, mesmo aqueles que residem em cidades distantes dos locais onde estão as faculdades, poderão ser atendidos gratuitamente. As dúvidas devem ser enviadas até 30 de junho, último dia para entrega da declaração.

Veja abaixo a relação de algumas instituições em São Paulo e no Rio de Janeiro que estão prestando o serviço e como proceder para enviar suas dúvidas. Você também pode baixar aqui a lista completa de faculdades em todo o país que estão prestando atendimento virtual.

Anhembi Morumbi

O contribuinte deve enviar e-mail com as dúvidas para naf@anhembi.br . Em casos específicos, pode ser agendado um horário para o atendimento virtual.

Estácio

Sete unidades da faculdade Estácio no Rio de Janeiro estão prestando atendimento por e-mail. Como o plantão é remoto, contribuintes de todo o país podem enviar suas dúvidas até o dia 30.

Dependendo do acesso à tecnologia disponível pelo contribuinte, a consultoria poderá ser dada por videoconferência após o contato inicial por e-mail. Confira a seguir os e-mails das unidades. Escolha apenas uma delas para enviar sua mensagem:

  • Tom Jobim / Barra da Tijuca (naf.tomjobim@estacio.br);
  • R9 / Taquara (naf.taquara@estacio.br);
  • Estácio Madureira (naf.madureira@estacio.br);
  • Nova América / Del Castilho (naf_novaamerica@estacio.br);
  • Queimados (naf.queimados@estacio.br);
  • Teresópolis (naf.teresopolis@estacio.br);
  • Angra dos Reis (naf.angradosreis@estacio.br)

FMU / FIAM-FAAM

O Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM presta consultoria a alguns contribuintes por meio de videoconferência. Os interessados devem se cadastrar previamente, preenchendo o formulário disponível neste link. Os atendimentos serão feitos às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 18h30.

O atendimento remoto é restrito apenas aos contribuintes que tiveram renda tributável em 2019 de, no máximo, R$ 47.904,00 ou que possuam bens com valor total inferior a R$ 50 mil. A instituição também disponibilizou informações sobre a declaração para todos os contribuintes pelo Facebook e pelo Instagram.

Unicid

As dúvidas são respondidas exclusivamente por e-mail. O contribuinte deve mandar a mensagem para um dos seguintes e-mails: imposto.renda@unicid.edu.br ou naf.unicid@unicid.edu.br .

Receita orienta contribuinte a consultar o "Perguntão"

Por causa da pandemia de Coronavírus, a Receita Federal em São Paulo cancelou o atendimento presencial que oferece todos os anos.

A instituição está orientando os contribuintes a baixar o "Perguntão", disponível no site da instituição. Trata-se de um arquivo em formato "PDF" de 280 páginas, com mais de 700 perguntas e respostas com esclarecimentos sobre casos recorrentes, porém mais complicados.

As dúvidas mais simples podem ser tiradas com uma consulta ao menu "Ajuda", disponível no próprio programa de preenchimento da declaração.

Se, mesmo assim, o contribuinte não conseguir solucionar sua dúvida, a orientação é enviar uma mensagem para o "Fale Conosco", disponível no site da Receita.

O que você precisa saber sobre IR 2020

Tire suas dúvidas com um especialista no grupo do UOL
Faça o download do programa para declarar
Quer pagar menos imposto? Veja lista do que pode descontar ou não
Já conferiu se você tem mesmo de declarar neste ano?
Prazo vai até 30 de junho, e multa pode ser bem maior do que parece
Leia respostas às principais dúvidas sobre a declaração

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Bolsonaro diz que vai insistir para aumentar isenção no Imposto de Renda

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.