IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2021: Programa mostra data errada para pagar imposto; veja o que fazer

Darf para pagar IR 2021 informa erradamente que prazo é 30/4, mas é 31/5 - Reprodução
Darf para pagar IR 2021 informa erradamente que prazo é 30/4, mas é 31/5 Imagem: Reprodução

Téo Takar

Colaboração para o UOL, de São Paulo

28/04/2021 11h49Atualizada em 29/04/2021 11h04

O programa do Imposto de Renda 2021 estava gerando o documento para pagamento do imposto (Darf) com data errada de vencimento: 30 de abril, em vez de 31 de maio. A data mudou depois que a Receita Federal adiou a entrega da declaração para 31 de maio, mas o prazo do Darf não foi alterado no programa. Procurada, a Receita Federal confirmou a informação, mas não admitiu que se trata de um erro do sistema que pode induzir o contribuinte a pagar o imposto logo, com receio de multa.

O Darf é usado quando o contribuinte tem de pagar imposto, em vez de receber restituição. Tanto o prazo de entrega da declaração como o vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto foram prorrogados até 31 de maio. A mudança de data consta da Instrução Normativa 2020 da Receita, divulgada em 9 de abril. Portanto, não há multa para quem pagar o imposto após 30 de abril e até 31 de maio. Veja mais abaixo como proceder para gerar um novo Darf com a data correta de vencimento.

"O novo prazo de pagamento é válido para todos os contribuintes, desde os que já entregaram a declaração no primeiro dia do prazo até os que ainda não entregaram", reiterou a assessoria de imprensa da Receita.

Receita atualizou programa

O problema estava ocorrendo na versão 1.2 do programa do IR 2021, como mostra a imagem abaixo. A Receita liberou nesta quinta-feira (29) uma nova versão corrigida do programa (versão 1.3), após a reportagem do UOL alertar sobre o problema.

IR Darf com erro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para consultar a versão do IR 2021 instalada no seu computador, basta olhar para o canto direito superior da tela do programa.

Atualização é automática

A atualização do programa do IR 2021 acontece de forma automática. Basta que o computador ou celular esteja conectado à internet. Não há necessidade de baixar o programa novamente.

Da próxima vez que o programa for aberto, ele verificará automaticamente se há atualizações disponíveis.

Se você utiliza o programa para computador, também pode checar manualmente se há atualização. Clique no menu "Ferramentas" no alto da tela do programa e, em seguida, selecione o item "Verificar Atualizações".

Receita orienta a imprimir Darf com nova data

Se você já tinha gerado o documento para pagamento (Darf) do imposto com data de vencimento de 30 de abril, mas ainda não pagou no banco, a Receita Federal orienta a imprimir de novo.

Segundo a Receita, após a atualização do programa do IR 2021, o contribuinte poderá imprimir novamente o Darf com a nova data de vencimento da parcela única ou primeira parcela: 31 de maio.

Para imprimir o Darf, selecione o menu "Imprimir" no menu do lado esquerdo da tela do programa. Em seguida clique em "Darf do IRPF".

Pagamento por débito automático em 31/5

No caso das pessoas que já enviaram a declaração e optaram por colocar o pagamento da primeira parcela ou parcela única em débito automático, não há necessidade de enviar a declaração novamente.

Segundo a Receita, a alteração da data de vencimento, de 30 de abril para 31 de maio, será feita automaticamente no banco que o contribuinte indicou na declaração para débito do imposto.

Novo prazo também vale para doações e devolução do auxílio emergencial

A Receita esclareceu ainda que o contribuinte que planeja fazer doações a entidades ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Conselho do Idoso na declaração também poderá emitir o Darf com o novo prazo de vencimento, para 31 de maio.

O mesmo vale para os contribuintes que terão que devolver o auxílio emergencial. Basta imprimir o Darf específico para essa finalidade com a nova data, após a atualização do programa do IR 2021.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.