IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2021: Vendeu parte das suas férias? Veja como declarar abono pecuniário

O valor recebido pela "venda" das férias precisa ser declarado em uma ficha específica; veja como fazer - Getty Images
O valor recebido pela "venda" das férias precisa ser declarado em uma ficha específica; veja como fazer Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/05/2021 04h00

Você decidiu "vender" parte de suas férias para o seu empregador no ano passado? Esse período em que o funcionário abre mão de um terço das férias (normalmente são 10 dias) para trabalhar é conhecido como "abono pecuniário".

O rendimento obtido com o abono pecuniário é isento de Imposto de Renda, mas precisa ser informado em uma ficha específica da declaração. Veja nesta matéria como declará-lo.

Não confunda o abono pecuniário com o adicional de um terço do salário que é pago quando você tira férias. Esse adicional é tributável e deve ser somado ao salário na hora de informar os rendimentos na declaração.

Veja como informar o abono pecuniário na declaração

Localize a ficha de "rendimentos isentos e não tributáveis", no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento da declaração.

Em "Tipo de rendimento" selecione a opção "26 - outros". Informe se o pagamento foi feito a você (titular) ou a um dos seus dependentes.

Em seguida, preencha o CNPJ e o nome da empresa que fez o pagamento.

No campo "Descrição" informe que se trata de "abono pecuniário".

Informe o valor do abono pecuniário recebido, conforme consta no informe de rendimentos fornecido pela empresa. Se o valor não estiver especificado, peça para o RH da empresa corrigir o documento.

Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

IR Abono - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.