IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda 2022: Investi em ações e ganhei dividendos; como declarar?

Colaboração para o UOL, de São Paulo

25/03/2022 04h00Atualizada em 10/05/2022 14h43

Quem investiu em ações no ano passado provavelmente recebeu dividendos ou juros sobre capital das empresas que emitiram as ações. É importante ficar atento à forma de declarar esses proventos no Imposto de Renda.

Enquanto os dividendos são isentos de imposto, os juros sobre capital sofrem retenção de 15% de imposto na fonte, ou seja, antes do pagamento. Ambos devem ser informados na declaração, mesmo que os valores sejam pequenos. Veja nesta matéria como fazer.

Normalmente, o banco responsável pela escrituração das ações de uma determinada empresa envia aos acionistas um extrato impresso ou por meio eletrônico com os valores de dividendos e juros sobre capital pagos ao longo do ano. Para receber o extrato, seu cadastro na corretora onde você negocia as ações precisa estar atualizado.

Se você ainda não recebeu o extrato de proventos pagos em 2021, entre em contato com o departamento de relações com investidores da empresa para descobrir qual é o banco escriturador das ações e solicitar o documento.

Como declarar os dividendos

Os dividendos são isentos de Imposto de Renda, mas devem ser declarados. Não confunda os dividendos com os juros sobre capital, outro tipo de remuneração das ações, que será explicada mais adiante.

Pegue o demonstrativo enviado pela empresa que você possui ações e localize no documento o campo "Rendimentos Isentos e não tributáveis". Lá estão informados os valores dos dividendos pagos no ano para as ações daquela empresa.

No programa da declaração do IR 2022, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos Isentos e não tributáveis". Clique em "Novo".

Selecione o código "09 - Lucro e dividendos recebidos. Informe o "nome da fonte pagadora" e "CNPJ" da empresa que pagou o dividendo e o "valor" total pago em 2021.

Se você tem ações ON e PN de uma mesma empresa, informe na mesma ficha da declaração a soma dos dividendos dos dois tipos de ações. Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

IR ações 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Repita esse processo para cada empresa que pagou dividendos em 2021.

Como declarar os juros sobre capital

Para declarar juros sobre capital, o processo é muito semelhante ao dos dividendos, mas a informação entra em outra ficha da declaração do IR 2022.

Pegue o demonstrativo enviado pela empresa que você possui ações e localize no documento o campo "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Lá estão informados os valores dos juros sobre capital pagos no ano passado para as ações daquela empresa.

No programa da declaração do IR 2022, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Clique em "Novo".

Selecione o código "10 - Juros sobre Capital Próprio". Informe o "nome da fonte pagadora", "CNPJ" da empresa que pagou os juros e o "valor" total pago em 2021.

Se você tem ações ON e PN de uma mesma empresa, informe na mesma ficha da declaração a soma dos juros dos dois tipos de ações. Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

IR ações 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Repita esse processo para cada empresa de quem você recebeu juros sobre capital no ano passado.