IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda 2022: Dúvidas na declaração? Peça ajuda aos universitários

Colaboração para o UOL, de São Paulo

16/04/2022 04h00Atualizada em 10/05/2022 12h38

Está com dificuldades no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022? Que tal pedir ajuda, de graça, a estudantes e professores de Contabilidade?

Diversas faculdades do país que oferecem o curso de Ciências Contábeis atuam em parceria com a Receita Federal para atender os contribuintes.

Você pode conferir aqui a relação completa das instituições parceiras da Receita que oferecem o atendimento por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs).

A relação está dividida por regiões, Estados e cidades do país. Localize a faculdade mais próxima da sua casa e entre em contato com o curso de Ciências Contábeis para saber qual é a forma de atendimento adotada, virtual ou presencial.

Você também encontra, mais abaixo nesta matéria, uma relação de faculdades com os telefones e e-mail de contato.

Em geral, é necessário agendar antecipadamente um horário para o atendimento. Algumas faculdades também pedem uma colaboração, como um quilo de alimento não perecível para doação a instituições que ajudam pessoas carentes.

No dia do atendimento, não esqueça de levar os documentos necessários para preencher a declaração, como informe de rendimentos da empresa ou do INSS (se você for aposentado ou pensionista), informe do banco com o saldo e rendimentos de aplicações financeiras, comprovantes de despesas médicas ou com educação, cópia da declaração do Imposto de Renda do ano passado, além de documentos referentes à posse de bens, como escritura de imóvel ou documento do carro.

Veja abaixo a relação de algumas faculdades, em diversas cidades do país, que prestam atendimento gratuito para tirar dúvidas e preencher a declaração do Imposto de Renda.

SÃO PAULO

Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está oferecendo apenas atendimento virtual, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e aos sábados, das 8h às 11h. O atendimento deve ser agendado previamente clicando aqui. Envie sua dúvidas pelo e-mail: naf.contabeis@mackenzie.br

São Judas
A Universidade São Judas realiza atendimento presencial às quartas-feiras, das 15h às 17h30, por ordem de chegada. A instituição pede a doação de um quilo de alimento não perecível. O local de atendimento é na Rua Taquari, 546, Mooca.

Unicid

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) oferece atendimento virtual pelo e-mail imposto.renda@unicid.edu.br. O atendimento presencial deve ser agendado previamente pelo e-mail naf.unicid@unicid.edu.br e é realizado de segunda a sexta-feira, após às 18h. Aos sábados, o atendimento presencial é feito por ordem de chegada, com senhas limitadas, das 9h às 12h. A faculdade pede a doação de leite em pó ou fraldas geriátricas. A Unicid fica na Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé, próximo à estação Carrão do metrô.

RIO DE JANEIRO

Estácio de Sá

Onze unidades da Universidade Estácio de Sá em diversos bairros do Rio e em algumas cidades do Estado estão prestando atendimento presencial. Os interessados devem agendar o atendimento por e-mail. Veja abaixo a relação dos locais de atendimento.

  • Angra dos Reis: Av. dos Trabalhadores, 179, Jacuecanga. E-mail: naf.angradosreis@estacio.br
  • Barra da Tijuca /Tom Jobim: Av. das Américas, 4200. E-mail: naf.tomjobim@estacio.br
  • Campo Grande / West Shopping: Estrada do Mendanha, 555. E-mail: naf.cg@estacio.br
  • Centro / Presidente Vargas: Avenida Presidente Vargas, 642. E-mail: naf.centropv@estacio.br
  • Madureira: Estrada do Portela,222, Madureira Shopping, Pisos 5, 6 e 7. E-mail: naf.madureira@estacio.br
  • Niterói II: Rua da Conceição, 131, 2º ao 14º andar, lojas 101 e 102. E-mail: naf.niteroi@estacio.br
  • Nova Iguaçu: Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466. E-mail: naf.novaiguacu@estacio.br
  • Nova América /Del Castilho: Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 126. E-mail: naf_novaamerica@estacio.br
  • Queimados: Rua Eloy Teixeira, 165, Centro. E-mail: naf.queimados@estacio.br
  • Taquara /R9: Rua André Rocha, 838. E-mail: naf.taquara@estacio.br
  • Teresópolis: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, Várzea. E-mail: naf.teresopolis@estacio.br

BRASÍLIA (DF)

UDF

O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) realizará atendimentos presenciais, às terças e sexta-feiras, das 18h30 às 19h30, e atendimentos virtuais por videoconferência. Envie suas dúvidas ou agende o atendimento pelo e-mail naf@udf.edu.br.

CACHOEIRINHA (RS)

Cesuca

O Centro Universitário Cesuca realiza atendimento presencial e por telefone. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (51) 3396-1062.

CARAGUATATUBA (SP)

Centro Universitário Módulo

O Centro Universitário Módulo realizará atendimento presencial, às quartas e quintas-feiras, das 16h às 18h30. É necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail: keissiene.pereira@fass.edu.br . O Módulo fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, Centro.

JOÃO PESSOA (PB)

Unipê

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) realizará no dia 28 de maio "Sabadão" do Imposto de Renda, com atendimento presencial das 8h às 12h e das 13h às 17h. A instituição pede a doação de 3 quilos de alimentos não perecíveis. O Unipê fica na Rodovia BR-230, km 22, Água Fria.

MOGI DAS CRUZES (SP)

Centro Universitário Braz Cubas

O Centro Universitário Braz Cubas realizará atendimento presencial, com a retirada de senhas por ordem de chegada. Os atendimentos ocorrerão em abril, nos dias 19 e 26, e em maio, nos dias 03, 10, 17 e 24, das 13h30 às 18h30. A instituição pede a doação de um quilo de alimento não perecível. O local de atendimento é na Av. Francisco Rodrigues Filho, 1233, Vila Mogilar, Bloco A, sala 213A.

SÃO SEBASTIÃO (SP)

FASS

A Faculdade São Sebastião (FASS) realizará atendimento presencial às terças-feiras, das 16h às 18h30. É necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail: keissiene.pereira@fass.edu.br. No dia 28 de maio, sábado, haverá atendimento presencial por ordem de chegada, das 8h30 às 13h. A FASS fica na rua Agripino José do Nascimento, 177, Centro.