UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

Perguntas freqüentes > Conta bancária

Cynthia

Como devo lançar recebimentos de precatórios que foram depositados em conta corrente sem comprovante?

Em Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica. O CNPJ é da instituição que está pagando a dívida.

Silvio

Um advogado especialista em cobrança utiliza sua conta corrente bancária para receber dívidas dos seus clientes. Assim, o saldo em 31.12 de cada ano informado não corresponde ao seu patrimônio. Como resolver esta questão?

Recomenda-se que o advogado mantenha uma conta corrente específica para este fim. O advogado também deve manter em mãos todos os dados que comprovem as transações. Assim, se for chamado pela Receita, ele terá os documentos que explicam a situação.

Fábio

Devo declarar conta corrente com saldo negativo em 31.12?

A Receita instrui que dívidas acima de R$ 5 mil devem ser declaradas na coluna Dívidas e ônus Reais.

Eduardo

Eu e minha mãe temos uma conta corrente conjunta. Só a minha mãe declarava esta conta, mas este ano pretendo usar o dinheiro. Como vou justificar este uso?

Se fossem marido e mulher, poderiam declarar 100% da conta na declaração de um ou do outro, ou ainda 50% para cada um. Como se trata de outro tipo de relação, a maneira correta de declarar uma conta conjunta é informar, na declaração de cada um, o porcentual exato do saldo que pertence a cada um.

Wanderley

No caso de haver valores a restituir e o declarante não tiver conta bancária, como irei receber a restituição?

O crédito da restituição só pode ser efetuado em conta corrente ou de poupança de titularidade do contribuinte. Caso contrário, não irá receber a restituição, que irá para o Banco do Brasil e só poderá ser sacada a partir do momento em que o contribuinte informar um número de conta corrente. É importante lembrar também que depois de liberada a restituição, a mesma passa a não ter mais correção monetária.

América

Como declarar a conta corrente que em dezembro estava negativa? O programa não aceita colocar o sinal de menos na frente.

A conta negativa é uma dívida, que só deverá ser declarada em dívidas e ônus reais se ultrapassar o valor de R$ 5 mil.

Calendário

D S T Q Q S S

Hospedagem: UOL Host