UOL Economia Imposto de Renda

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/01/2009 - 15h49

Receita libera amanhã consulta ao primeiro lote da malha fina de 2008

Da Agência Brasil
Em Brasília
A Receita Federal libera amanhã (8), a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2008 dos contribuintes que caíram na malha fina. Receberão o pagamento 54.813 contribuintes, totalizando um montante de R$ 74,686 milhões em restituições.

O dinheiro poderá ser sacado a partir do próximo dia 15, com correção de 9,35% (correspondente à variação da taxa básica de juros, a Selic, entre maio e dezembro) e de mais 1% referente a janeiro deste ano.


Erros comuns são suficientes para que uma declaração seja retida pela Receita. Preenchimento de dados errados e omissão de informações declaradas por outras fontes estão entre as falhas mais frequentes cometidas por contribuintes. Nesses casos, a retenção acontece para que o Fisco possa realizar uma análise mais detalhada da declaração. Leia mais.
O PORQUÊ DA MALHA FINA
MAIS IMPOSTO DE RENDA
UOL ECONOMIA
Os contribuintes em questão tiveram que resolver pendências de suas declarações, depois de notificados pela Receita, por isso só terão a liberação feita este mês.

De acordo com o órgão, em 2008 houve queda de retenções em relação ao ano anterior: 361,4 mil contribuintes precisaram fazer ajustes nas declarações, 118 mil a menos do que em 2007.

A omissão de rendimentos envolveu 44% das retenções, e as divergências nas informações, 30%, segundo a Receita Federal do Brasil. As consultas poderão ser feitas na página do órgão na Internet ou pelo telefone 146.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host