UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/03/2009 - 08h00

Como declarar bens e direitos

Sophia Camargo
Nesta ficha devem ser informados todos os bens e direitos do declarante e dos dependentes, se houver, sempre pelo valor de aquisição.
Imóveis, veículos automotores, embarcações e aeronaves devem ser declarados independentemente do valor.

Bens móveis e direitos de valor de aquisição igual ou superior a R$ 5 mil também ser declarados.

Informe ainda os saldos de conta bancária, caderneta de poupança e demais aplicações financeiras, de valor superior a R$ 140,00 em 31/12/2008.

O primeiro passo é escolher o código do bem. Informe a localização, se no Brasil ou no Exterior. No campo Discriminação, informe o detalhamento do bem, como localização, modelo, de quem foi comprado, com nome e CPF/CNPJ (em todas as telas mostradas neste guia, clique em cima das imagens para ampliá-las e enxergar melhor os detalhes).

Arte UOL

No campo situação em 31.12.2007, repita o valor informado na declaração anterior. Se não possuía o bem em 31.12.2008, deixe em branco. No campo situação em 31.12.2008, informe os valores efetivamente desembolsados até esta data.

Importante: os bens devem ser declarados pelo valor de aquisição.

No caso de bens adquiridos por meio de financiamento, como imóveis ou carros, o meio mais fácil de informar a aquisição é declarar os valores efetivamente pagos até o dia 31.12.2008. Se foi utilizado recurso do FGTS para compor a renda, não se esqueça de informar o saque em Rendimentos Isentos.

Se foram vendidos bens e o contribuinte ficou com dinheiro em espécie, é importante informar na declaração, para que possa justificar uma compra futura.

A Receita é muito atenta à origem dos recursos. Neste ano, a Receita criou o campo 97 para informar os valores aplicados a título de VGBL.

Arte UOL

Atenção especial à declaração de operações envolvendo leasing, cujo procedimento é mais complexo e irá depender fundamentalmente da opção de compra. Leia mais a respeito desse assunto na reportagem "Como declarar leasing no Imposto de Renda".

Siga abaixo o passo-a-passo de cada uma das etapas de declaração:

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host