UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/03/2009 - 08h00

Veja o passo a passo ilustrado para declarar seu Imposto de Renda

Sophia Camargo
A Receita Federal apresentou várias novidades para a declaração do Imposto de Renda 2009 (ano-base 2008). Unificou os formulários completo e simplificado, restringiu ainda mais o uso do formulário impresso e aumentou a exigência de detalhamento em relação aos dependentes a serem declarados.

Este guia, com reprodução das telas do programa de Imposto de Renda, explicadas em detalhe, mostra o passo-a-passo para os contribuintes evitarem erros que levem à malha fina. Em todas as telas mostradas neste guia, clique em cima das imagens para ampliá-las e enxergar melhor os detalhes.

Siga abaixo o passo a passo de cada uma das etapas de declaração:


Há três maneiras de entregar a declaração: pela Internet, até as 24 horas do dia 30 de abril; por disquete, que deve ser entregue em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal ou ainda pelo formulário, que deve enviado pelos Correios, uma taxa de R$ 4,00.

Quem deixar para a última hora, corre o risco de enfrentar congestionamento para entrega pela Internet e não conseguir entregar. Ao entregar a declaração depois do prazo, o contribuinte terá de pagar multa por atraso na entrega de no mínimo R$ 165,74 e no máximo de 20% do imposto devido.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host