Garrafa dentro de esquilo e rótulo sem marca: livro reúne cervejas curiosas
Já imaginou comprar uma garrafa de cerveja que vem dentro de um esquilo empalhado? Ou ir ao supermercado e encontrar várias cervejas sem marca no rótulo?
Essas são algumas curiosidades do livro "Oh Beautiful Beer: The Evolution of Craft Beer and Design" ("Oh, Linda Cerveja: A Evolução das Cervejas Artesanais e do Design"), do norte-americano Harvey Shepard, que reúne imagens e histórias de embalagens curiosas vendidas ao redor do mundo.
Shepard também apresenta alguns exemplos no site www.ohbeautifulbeer (em inglês).
Com o aumento da concorrência no mercado de cervejas artesanais, o design da embalagem pode fazer a diferença entre ir ou não para a casa do consumidor. Veja alguns exemplos mostrados no livro.
Veja algumas das cervejas mais curiosas do mundo
-
Dentro de esquilo empalhado
Em 2010, a cervejaria escocesa BrewDog lançou uma edição limitada de 12 garrafas que vinham dentro de esquilos empalhados. Os animais haviam morrido atropelados, segundo a empresa. A bebida tinha volume alcoólico de 55%, o que lhe rendeu o título de cerveja mais forte já vendida. Cada garrafa custava cerca de US$ 1.129 (R$ 4.460), segundo o Guinness Book, livro dos recordes.
-
Cerveja sem marca
Você compraria uma cerveja sem nome? Em 2011, o artista sueco Karl Grandin fundou uma microcervejaria que vende a bebida em embalagens sem qualquer logomarca. As garrafas são decoradas apenas com obras coloridas e figuras abstratas criadas pelo próprio artista.
-
Muda conforme a temperatura
Em 2012, a cervejaria dinamarquesa Mikkeller desenvolveu um rótulo diferente para uma edição especial em comemoração às quatro estações do ano. Graças a uma tinta sensível à temperatura, o desenho na embalagem mudava quando a garrafa ficava mais quente ou fria. No inverno daquele ano, por exemplo, o rótulo da cerveja vinha com o desenho de uma árvore que perdia suas folhas conforme a garrafa esquentava.
-
Cerveja dos mafiosos
Com imagens de mafiosos, dançarinas, cantores de jazz e policiais, as embalagens da cerveja norte-americana Speakeasy remete ao período da Lei Seca nos Estados Unidos, na década de 1920, quando a venda de bebidas alcoólicas era ilegal. Nessa época, os mafiosos que contrabandeavam bebidas fizeram fortuna. O mais famoso entre eles foi Al Capone.
-
Rótulo bordado
Em 2013, cinco cervejarias canadenses se uniram para produzir uma edição limitada feita a partir do espruce, um tipo de pinheiro nativo das regiões frias do hemisfério Norte. Os rótulos eram estampas bordadas em tecido e coladas às garrafas. O consumidor podia facilmente retirar o rótulo e guardá-lo.
-
Cerveja viajante
O rótulo da cerveja Around the World (Ao redor do mundo) é inspirado em antigas etiquetas para malas usadas em viagens de avião. As etiquetas trazem o nome de diferentes aeroportos do mundo, como o de Los Angeles (foto), Chicago, Frankfurt, Londres, Tóquio e Toronto.
-
Garrafa em forma de cone
Fabricada há mais de cem anos, a cerveja Viru tem uma garrafa em formato de cone. A garrafa é inspirada na arquitetura dos antigos castelos do Império Russo, que, na virada do século 20, tinham torres com topo nesse formato. Após o desmembramento do império, a fábrica ficou dentro do território que atualmente pertence à Estônia.
-
Latinha colorida
A marca brasileira Brahma lançou, em 2011, uma edição limitada de latinhas de cerveja na vizinha Argentina. Com cores vibrantes, a embalagem trazia desenhos que expressavam a cultura do país. As imagens combinavam o sorriso de uma mulher, que representa a bondade, um peixe, simbolizando a riqueza da pesca e diversão, e um tucano, ave que habita as florestas tropicais da América do Sul.
-
Lutadores no rótulo
A cervejaria The Melting Pot produz três cervejas (Russian Rumbler, Belgium Brawler e Scottish Scrapper), cada uma com um personagem no rótulo. Na história criada pela empresa, eles eram mestres-cervejeiros nos anos 1920 e 1930; trabalhavam de dia e, à noite, participavam de lutas de boxe ilegais. O aspecto retrô está presente no formato das garrafas e no fechamento com rolha.
-
Cerveja de cenoura
A cerveja também pode ser usada para ações promocionais. Em 2012, foi criada uma edição limitada de cervejas com cenoura para promover uma coleção de roupas masculinas para a loja Carrots, de San Francisco, nos EUA. A bebida, que vinha com o logotipo da loja, era entregue como brinde aos clientes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.